Respostas
Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.
O Dia Internacional da Mulher, que é comemorado no dia 8 de Março, serve para lembrar as longas lutas femininas nas conquistas por seus direitos - ao voto, ao trabalho, à educação e ao controle sobre o próprio corpo, por exemplo - que marcam os séculos XIX e XX.
Esta data específica - 8 de Março - relembra uma situação trágica: um incêndio que acontece na fábrica da Triangle Shirtwaist, onde trabalhavam centenas de mulheres em condições precárias e que, tendo entrado em greve protestando pelos seus direitos - pagamentos iguais e garantias trabalhistas - se tornaram ícones nacionais quando, pouco depois, a fábrica pegou fogo.
Vale ressaltar, contudo, que algumas historiadoras apontam, contudo, que o incêndio provavelmente não aconteceu no dia 8 de Março, sendo a data o resultado de um equívoco coletivo.