Com o propósito de estudar as civilizações antigas, os historiadores se debruçam sobre dois tipos de vestígio deixados pelas pessoas que viveram no passado: os voluntários e os involuntários. Qual é a diferença entre eles?
Respostas
Os vestígios involuntários não possuem essa intenção, só o fazem como "efeito colateral".
A diferença entre os registros históricos voluntários e os involuntários é a intenção de quem produz o registro, de modo que os registros históricos voluntários, ao mesmo tempo que são mais completos e “fáceis” de analisar – afinal de contas são tentativas de registrar o passado -, não são também influenciados pela personalidade de quem produziu o documento.
Por exemplo, podemos encontrar muitas informações sobre a Roma Antiga nos registros realizados pelos funcionários dos imperadores durante o seu império, mas estes registros também foram frequentemente “embelezados” para servir aos interesses de quem os produziu.
Já os registros involuntários são “acidentes”, produtos que acabam, sem querer, registrando a história. Quando os seres humanos produziram suas ferramentas de pedra, por exemplo, pretendiam comer, e não registrar a história, mas elas, descobertas milhares de anos depois, revelam como estas pessoas viviam.
Mais sobre fontes históricas em:
https://brainly.com.br/tarefa/4434639