• Matéria: Português
  • Autor: dulidiap59x9z
  • Perguntado 8 anos atrás

Mulheres que se destacam na sociedade brasileira.
atriz,professora,médica,dentista,bailarina,policial,vereadora,deputada,senadora,cantora

Senadora. A parlamentar gaúcha Ana Amélia (PP-RS) foi escolhida como a melhor senadora de 2017. Ana Amélia também foi premiada como a segunda melhor senadora na escolha feita pela internet, na qual foram computados mais de 1 milhão de votos e entre os parlamentares que mais atuam em defesa da agricultura e da pecuária brasileira, na votação dos internautas e na escolha do júri.
Professora. a professora Helley Abreu Batista, de 43 anos, responsável por salvar várias crianças de serem queimadas após o vigia Damião Soares dos Santos colocar fogo na creche Gente Inocente, onde ambos trabalhavam.
Policial(a). Polícia Militar Pricilla de Oliveira Azevedo, primeira mulher a comandar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no Rio de Janeiro. O Departamento de Estado louvou o papel de Pricilla na pacificação das favelas do Rio, onde enfrentou traficantes perigosos e chegou a sofrer um sequestro-relâmpago em 2007.
Atriz. Gisele Caroline Bündchen é uma supermodelo, filantropa e empresária brasileira. Em 2000, Bündchen foi considerada pela revista Rolling Stone, a modelo mais bonita do mundo. Entre 2004 e 2016, pela revista Forbes, a mais bem paga.
Cantora. 1. Carmem Miranda Apesar de ter nascido em Portugal, Carmen Miranda foi trazida para o Brasil com menos de 1 ano de idade. Depois de explodir com a música O Que É Que a Baiana Tem?, composta por Dorival Caymmi, a atriz e cantora chegou a ser considerada a mulher mais bem paga dos Estados Unidos, 2. Anita . Larissa de Macedo Machado, mais conhecida pelo nome artístico Anitta, é uma cantora, compositora, atriz e apresentadora brasileira. Larissa começou a cantar ao 8 anos em um coral de uma igreja católica no bairro Honório Gurgel, no Rio de Janeiro. 3. Ivete Sangalo- Ivete Maria Dias de Sangalo Cady é uma cantora, compositora, instrumentista, apresentadora, atriz, dubladora, produtora musical e empresária brasileira.
Médica. A obstetra Adriana de Oliveira Melo, especialista em medicina fetal e responsável pela pesquisa que fez a ligação da microcefalia com o vírus zika, recebeu ontem a medalha de Epitácio Pessoa, concedida pela Assembléia Legislativa, em reconhecimento ao resultado alcançado no estudo sobre a doença.
Bailarina. Ana Botafogo é uma bailarina e atriz brasileira. Começou a estudar em sua cidade natal e a dançar profissionalmente na França, no Ballet de Marselha.
Deputada. Homenageadas
Conheça as homenageadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2015:
- Creuza Maria Oliveira, nascida na Bahia, é presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Começou a trabalhar aos 10 anos e somente aos 21 teve a carteira assinada, recebeu o primeiro salário e começou a ser alfabetizada.
- Cármen Lúcia é ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Doutora em direito do estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), também foi procuradora do estado de Minas Gerais e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE
- Clara Araújo foi a primeira mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1982. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres (UBM).
- Mary Garcia Castro é pesquisadora de temas relacionados a direitos humanos de mulheres e jovens na América Latina. Doutora emsociologia pela Universidade da Flórida, publicou vários livros relacionados a temas de gênero, movimentos sociais, identidades e cidadania. Devido à ditadura militar, teve que sair do país. Como professora universitária aposentada, ministra palestras para formação de lideranças feministas em todo o Brasil.
- Maria Elizabeth Teixeira é a primeira ministra empossada presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Bacharel em direito pela PUC Minas, foi procuradora federal na Advocacia-Geral da União (AGU).
- Ivanilda Pinheiro Salucci é educadora social. Ajudou a fundar o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima e atualmente trabalha com crianças e suas famílias em área de risco de Boa Vista. É membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual.
E abaixo tem um link interessante de mulheres que fez história no Brasil.
https://mdemulher.abril.com.br/estilo-de-vida/20-mulheres-brasileiras-que-fizeram-historia/

Respostas

respondido por: ralphsantos
8

Durante a história do Brasil, a luta das mulheres foi muito relevante em diversas situações, fosse na garantia de direitos, em movimentos revolucionários, na política, enfim, diversas áreas. Como exemplos de mulheres importantes no Brasil, temos Ana Botafogo, uma das maiores bailarinas brasileiras, Maria Felizarde de Paiva Monteiro da Silva, primeira mulher vereadora do Brasil em 1935, Dilma Roussef, primeira presidente da república mulher, Rita Lobato Freitas, primeira mulher a exercer medicina, entre outros muitos exemplos.


respondido por: yuri14rodrigues
0

De acordo com o texto, podemos estabelecer conexões entre as diferentes profissões e área de atuação das mulheres e o sucesso que elas fizeram e fazem.

Todas as figuras famosas citadas no texto são destaque na sociedade e representam valores de inspiração para as demais mulheres, seja na política, como na habilidade de ensino e atuação, além de outras vertentes como o entretenimento e na saúde.

Desde muitos anos, as mulheres infelizmente sempre tiveram que lutar pelos seus direitos como cidadãs. A ascensão profissional de muitas delas nos tempos atuais representam o sucesso e a conquista de muitos valores.

mais em https://brainly.com.br/tarefa/27626822

Anexos:
Perguntas similares