Respostas
A história de Portugal como nação europeia remonta à Baixa Idade Média, quando o condado Portucalense se tornou autónomo do reino de Leão. Contudo a história da presença humana no território correspondente a Portugal começou muito antes. A pré-história regista os primeiros hominídeos há cerca de 500 mil anos. O território foi visitado por diversos povos: fenícios que fundaram feitorias, mais tarde substituídos por cartagineses. Povos celtas estabeleceram-se e misturaram-se com os nativos. No século III a.C. era habitado por vários povos, quando se deu a invasão romana da Península Ibérica. A romanização deixou marcas duradouras na língua, na lei e na religião. Com o declínio do Império Romano, foi ocupado por povos germânicos e depois por muçulmanos (mouros e alguns árabes), enquanto que os cristãos se recolhiam a norte, nas Astúrias.
Em 1139, durante a reconquista cristã, foi fundado o Reino de Portugal a partir do condado Portucalense, nascido entre os rios Minho e Douro. A estabilização das suas fronteiras em 1297 tornou Portugal o país europeu com as fronteiras mais antigas. Como pioneiro da exploração marítima na Era dos Descobrimentos, o reino de Portugal expandiu os seus territórios entre os séculos XV e XVI, estabelecendo o primeiro império global da história, com possessões em África, na América do Sul, na Ásia e na Oceania. Em 1580 uma crise de sucessão resultou na União Ibérica com Espanha. Sem autonomia para defender as suas posses ultramarinas face à ofensiva holandesa, o reino perdeu muita da sua riqueza e status. Em
A seguir, analisaremos um resumo sobre Portugal:
Portugal é um país localizado ao sul do continente europeu, fazendo parte da Península Ibérica juntamente com a Espanha. Antigamente, o país era um dos mais poderosos do mundo, e foi ele o responsável pela colonização do Brasil. Alguns dos seus pratos típicos são bacalhau e sardinha, ambos assados. O país está localizado às margens do oceano Atlântico.
Um resumo é feito para que haja a síntese de alguma coisa, de modo que haja o fornecimento dos detalhes mais importantes e necessários de um acontecimento.
Ou seja, os pontos mais cruciais são os que possuem prioridade, enquanto os pontos menos importantes ou desnecessários são deixados de lado. Nele, as ideias apresentadas devem possuir tempo cronológico, isso é, deve possuir a exata ordem do que acontece na obra que está sendo resumida.
Veja mais sobre resumo em:
https://brainly.com.br/tarefa/20234847