Cinco são os elementos fático-jurídicos componentes da relação de emprego: a) prestação de trabalho por pessoa física a um empregador; b) prestação realizada com pessoalidade pelo trabalhador; c) trabalho prestado sem eventualidade; d) trabalho sob subordinação; e) e prestação de trabalho efetuada com onerosidade. Esses elementos condizem com os artigos 2º e 3º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os quais definem a figura do “empregador” e do “empregado”, respectivamente:
Considerando o texto apresentado, assinale V, para verdadeiro e F, para falso:
( ) Uma das características do empregador é a de assumir os riscos de sua atividade.
( ) O empregador dirige seu empregado mediante seu poder de comando, podendo estabelecer normas disciplinares no âmbito da empresa.
( ) Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
( ) O poder de direção não compreende somente organização das atividades, mas também o poder de controlar e disciplinar o trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. F – F – F – V.
b. V – V – F – F.
c. V – V – V – V. Correto
d. F – V – F – V.
e. F – F – V – V.
Respostas
Correspondendo a alternativa C, nesse caso.
Resposta: Adg1 - Legislação Social e Trabalhista
Explicação:
1)
Trabalho é qualquer vínculo jurídico por meio do qual uma pessoa natural se compromete a prestar um serviço ou executar uma obra em favor de outrem. Para Karl Marx, o trabalho é definido como a atividade sobre a qual o ser humano emprega a sua força para produzir os meios para a sua subsistência. No decorrer do tempo muitas foram as formas de trabalho, bem como suas condições.
Considerando a história do trabalho, analise as afirmativas que seguem:
I. Na antiguidade o trabalho representava punição e submissão, em que os trabalhadores eram povos vencidos nas batalhas, os quais eram escravizados, o que não era considerado dignificante para o homem.
II. No feudalismo a escravidão foi substituída pela servidão, neste sistema o homem se submetia ao trabalho em benefício exclusivo do senhor da terra.
III. O princípio protetor do trabalhador se viu ameaçado em decorrência de flexibilização dos direitos trabalhista devido ao alto custo dos direitos sociais.
Sobre a história do trabalho é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
I e II.
b)
I.
c)
II.
d)
II e III.
e)
I, II e III.
2)
No que tange à Legislação Social Trabalhista assinale V para verdadeiro, e F para falso:
( ) A finalidade essencial da disciplina é permitir o conhecimento a respeito dos principais institutos e normas jurídicas aplicadas às relações sociais trabalhistas.
( ) Para a Legislação Social e Trabalhista é dispensável (não importante) a reflexão sobre a dimensão do direito enquanto campo do conhecimento, responsável pela regulamentação da vida social.
( ) O Direito é conhecido como fenômeno social, porque a razão do direito é trazer a paz social, ou seja, solucionar conflitos criado em uma relação social.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – V.
b)
V – F – V.
c)
F – F – V.
d)
V – F – F.
e)
F – F – F.
3)
O conceito de relação de trabalho é amplo, pois pode abranger diversos contratos de atividade e diferentes situações de modalidades de serviço. Já a relação de emprego é mais específica, sendo que o vínculo jurídico é formado entre um trabalhador e uma pessoa física e jurídica, mediante a subordinação e remuneração de seus serviços.
Nesse contexto analise as afirmativas que seguem:
I. O trabalhador autônomo tem liberdade, em regra, para executar o trabalho.
II. O trabalhador eventual trabalha com habitualidade e sem profissionalismo.
III. O trabalhador autônomo deve ter o seu trabalho totalmente controlado e fiscalizado.
IV. O trabalho eventual se refere àquele labor em caráter esporádico, de curta duração e temporário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)
As afirmativas I e II estão corretas.
b)
As afirmativas I e III estão corretas.
c)
As afirmativas I e IV estão corretas.
d)
As afirmativas II e III estão corretas.
e)
As afirmativas I e II e III estão corretas.
4)
Cinco são os elementos fático-jurídicos componentes da relação de emprego: a) prestação de trabalho por pessoa física a um empregador; b) prestação realizada com pessoalidade pelo trabalhador; c) trabalho prestado sem eventualidade; d) trabalho sob subordinação; e) e prestação de trabalho efetuada com onerosidade. Esses elementos condizem com os artigos 2º e 3º da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), os quais definem a figura do "empregador" e do "empregado", respectivamente:
Considerando o texto apresentado, assinale V para verdadeiro, e F para falso:
( ) Uma das características do empregador é a de assumir os riscos de sua atividade.
( ) O empregador dirige seu empregado mediante seu poder de comando, podendo estabelecer normas disciplinares no âmbito da empresa.
( ) Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
( ) O poder de direção não compreende somente a organização das atividades, mas também o poder de controlar e disciplinar o trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – F – V.
c)
V – V – V – V.
d)
F – F – V – V.
e)
F – V – F – V.
RESPOSTA :
1 - e) I, II e III.
2 - b) V – F – V
3 - c) As afirmativas I e IV estão corretas
4 - c) V – V – V – V.