• Matéria: Pedagogia
  • Autor: EricoNeto
  • Perguntado 8 anos atrás

Na primeira unidade do curso você aprendeu que o Estado, a partir de sua soberania sobre o território, exerce funções de regulação, coerção e controle social. Porém, há uma ambiguidade no papel desempenhado pelos Estados, pois ao mesmo tempo em que propagam a diversidade cultural, produz a homogeneização e uniformidade das culturas por meio da política, do direito e do sistema educacional.



Explique como de que maneira se dá essa ambiguidade e como o Estado, juntamente com a Política e o Planejamento podem ajudar a diminuir tal ambiguidade.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
30
Olá,

   O Brasil é um país extremamente diversificado, cada lugar, cada cultura se difere um do outro através das suas singularidades, uma pessoa do nordeste não possui os mesmos hábitos  e culturas de alguém do Sul, pois as características são diferenciadas mesmo estando todos dentro de um mesmo país, que por sinal possui dimensões continentais.

   Desta forma é necessário compreender que, o mundo está cada vez mais globalizado e que para se adaptar a esta globalização o Estado e a escala possuem mecanismos que fazem com que os espaços sejam cada vez mais homogêneos.

    Assim, uma saída para inserir os alunos nos requisitos da globalização e permitir que eles consigam manter seus laços culturais, alguns momentos de estudo de sua própria cultura, atividades práticas dos elementos típicos do lugar de onde se vive é importante para exercitar a singularidade das crianças e dos adolescentes.

ThataFerraz115: ebteve nota boa?
EricoNeto07: valia 15,0 e eu tirei 10,0 o prof. disse que Faltou comentar um pouco mais sobre a relação Estado e o Ensino e como a ambiguidade estabelecida pode ser diminuída com a ajuda do Estado, Política e Planejamento.
RAFAIMG: Ou seja, faltou responder toda a questão né ? Seu professor deve ser muito bonzinho para te dar essa nota razoável.
respondido por: ferretti
0

A ambiguidade apontada se dá na medida em que se percebe, no Estado, um papel fundamental: estimular o debate cultural. Todavia, com seu poder de coerção, ele acaba impondo, através da educação, por exemplo, um modelo a ser seguido.

Solucionar esse problema é difícil. Retirar do Estado a autoridade para designar que tipo de educação tem que ser prestada é, por exemplo, uma medida viável, que pode deslocar deste a autoridade sobre o que é ou não é ensinado.

Além disso, o Estado pode atuar estimulando todos os projetos culturais, sem acepção, desde que, é claro, adequem-se aos projetos orçamentários pré-estabelecidos.

Saiba mais sobre conhecimento e cultura:

https://brainly.com.br/tarefa/19667669

Anexos:
Perguntas similares