• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

DESAFIO Analise a seguinte situação cotidiana e relacione com os conceitos estudados na unidade Argumentação, justificação e axiologia. Em uma estrada de mão dupla, João, historiador de 33 anos, vinha dirigindo seu carro. Em certo ponto, um cachorro atravessa a rua. João freia e não atropela o animal, mas bate no carro de Juliana, estudante de medicina de 24 anos. Ninguém se machucou, mas Juliana ficou muito irritada, pois tinha prova de anatomia e estava atrasada. João justificou a parada brusca em razão da preservação da vida do animal, porém, Juliana contrapôs, questionando-o: "e a vida humana não tem valor? Você poderia ter causado um acidente grave. Sorte ter ocorrido apenas danos materiais." a) Qual a relação dessa história cotidiana com a filosofia? b) João teve seus argumentos para o episódio, mas Juliana não os aceitou. Quem está certo? c) Cite um contraexemplo dessa história.

Respostas

respondido por: Cupcake124
39
A) Acredito que a filosofia valoriza todas as vidas existentes e questiona tudo ao nosso redor. A filosofia questiona os porquês da vida. B) Acredito que Juliana está certa, matar uma pessoa é mais importante, e até dá cadeia, do que matar um simples cão. Porém toda a vida tem valor, o que faz com que João tenha uma porcentagem de razão.
C) "João, atropelou o cachorro e Juliana questiona, furiosa: a vida animal não tem valor?"

Anônimo: obrigada!
respondido por: niveakarol2000
41

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

a) As argumentações da história têm relação com as duas situações, ambas estão justificando suas posições. João salvou o animal, e Juliana temeu por sua própria vida.

b) O conceito axiologia representa valores, então cada um defendeu seus valores, a preservação do animal e da vida humana. Ambos estão corretos, pois são pontos de vista diferentes, visões de mundo distintas.

c) Um contraexemplo dessa história seria se João e Juliana compreendessem a preservação do animal e a preservação da vida humana.

Perguntas similares