Respostas
Além da construção da cultura, as organizações precisam trabalhar com a reconstrução cultural. Isto é, precisam aprender a adaptar e transformar suas culturas conforme as exigências do ambiente competitivo.
Cabe ressaltar que muitos autores entendem que este processo é complexo. Inclusive, alguns acreditam ser impossível de fazê-lo com algum resultado satisfatório.
Morgan (1996) considera que a mudança organizacional eficaz implica mudança cultural.
Muitas vezes a questão da mudança tem sido tratada como mudança, nas estratégias, nas estruturas, na tecnologia. No entanto, talvez a mudança mais importante esteja na cultura organizacional.
Motta (2001), ao explicar as diversas teorias e enfoques da mudança organizacional, apresenta as seguintes perspectivas:
estratégica
estrutural
tecnológica
humana
cultural, e
política.
O autor (2001) explica que, na visão cultural, para mudar uma organização é necessário substituir a programação coletiva. Além disso, deve haver a busca coletiva de um novo sentido de identidade.
Desta forma, a mudança é um processo de mobilização coletiva com o objetivo de agir sobre os elementos da cultura. Desta maneira, alterando valores, crenças, hábitos, ritos, mitos, símbolos, linguagem e interesses comuns