• Matéria: Filosofia
  • Autor: paig3haley
  • Perguntado 9 anos atrás

Para Hume, um cego de nascimento jamais poderia ter uma ideia de cor. Explique essa impossibilidade a partir da teoria humana do conhecimento.

Respostas

respondido por: George9
805
David Hume era um empirista, ou seja, acredita que para atingirmos o conhecimento precisaríamos fazer observações diretamente com os nossos sentidos. No caso de um cego de nascimento a sua impossibilidade de enxergar não o permitiria ver nada, muito menos as cores, por esse fato, faltando o sentido da visão, seria impossível para o cego conhecer as cores. 
respondido por: EduardoPLopes
99

Para Hume alguém que nasceu cego jamais poderia  ter uma ideia (verdadeira) de cor pois todas as ideias nascem da experiência, sendo a ideia de cor uma experiência visual (que os cegos de nascimento não tem e nunca tiveram acesso) e, portanto, jamais seria desenvolvida por esta pessoa.

Isto se coaduna perfeitamente com a teoria do conhecimento  de Hume (ou teoria humeana), que é uma das bases e principais referências do empirismo, escola que rejeitava toda e qualquer possibilidade de ideias inatas (as pessoas nasciam como folhas em branco, e só aprenderiam por meio da experiência) e qualquer tipo de conhecimento construído a partir da pura abstração (que não era, para os empiristas, formas seguras de fundamentar o conhecimento humano).

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/136963

Anexos:
Perguntas similares