No fragmento de O Pagador de Promessas, Dias Gomes registra, na escrita, diferentes marcas linguísticas que caracterizam os personagens quanto ao uso da linguagem. Analise essas marcas de variação linguística. Identifique essas marcas e indique quais são de natureza sociocultural, regional e estilística, ou de outro tipo e exemplifique com elementos do texto Mestre do coro da obra O Pagador de promessas.
Respostas
Variações linguisticas: está relacionada com o local em que é desenvolvida, por exemplo, as variações entre o português do Brasil e de Portugal. Variações Históricas: ela ocorre com o desenvolvimento da história, por exemplo, o português medieval e o atual. Variações Sociais: são percebidas segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, por exemplo, um orador jurídico e um morador de rua. Variação Situacional: ocorre de acordo com o contexto o qual está inserido, por exemplo, as situações formais e informais.
A linguagem do texto se refere a coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente. Pelo fato de ser utilizada em nosso dia a dia, a linguagem coloquial não requer a perfeição em termos gramaticais. Isso significa que é bastante comum os falantes utilizarem gírias, estrangeirismos, abreviações e palavras que não se relacionam à norma culta da Língua Portuguesa falada no Brasil, o qual possui muitos dialetos.
A linguagem coloquial é empregada em situações informais, com os amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.
OBS: falta o exemplo!