1)
No Brasil existem vários portos secos. A definição de portos secos, onde também estão as Estações Aduaneiras do Interior (EADIs) segundo a Instrução Normativa RFB nº 1208/11 é:
Alternativas:
a)
São armazéns terceirizados que prestam serviços de apoio para a movimentação de cargas entre os produtores brasileiros, cobrando pelos serviços.
b)
São os recintos alfandegados de uso público, onde são executadas as operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bens de viajantes, sob controle aduaneiro;
c)
São os recintos exclusivos, onde são executadas as operações de movimentação, armazenagem e despacho de mercadorias para o interior do Brasil. Não sendo necessário fazer o controle aduaneiro, pois este já foi feito no porto de desembarque;
d)
São os recintos de uso público, onde são executadas as operações de movimentação, armazenagem, não existindo nenhum tipo de alfandega ou controle aduaneiro;
e)
São armazéns de carga geral que estão longe do mar e que servem de ponto de apoio para a movimentação de cargas entre os produtores brasileiros.
2)
É o modal que transporta a maior quantidade de carga, sendo responsável por grande parte das exportações e importações. A desvantagem é a baixa velocidade e a pouca disponibilidade do serviço. Esta é uma definição de que tipo de modal?
Alternativas:
a)
Rodoviário.
b)
Marítimo.
c)
Ferroviário.
d)
Dutoviário
e)
Aeroviário.
3)
Criado em 1992, o SISCOMEX integra as atividades de registro, acompanhamento e controle das operações. Trata-se de um sistema integrado, pois interliga as informações dos vários órgãos governamentais gestores do comércio exterior no Brasil e que visa facilitar as operações de comércio exterior, esses órgãos são:
Alternativas:
a)
SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Responsável pelos controles de natureza comercial; PF – Policia Federal. Controla a legalidade das ações; BACEN – Banco Central. Realiza o controle cambial das operações.
b)
MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – Ministério que cuida dos acordos internacionais comerciais; SRF – Secretaria da Receita Federal. Controla procedimentos aduaneiros e fiscais; BACEN – Banco Central. Realiza o controle cambial das operações.
c)
SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Responsável pelos controles de natureza comercial; SRF – Secretaria da Receita Federal. Controla procedimentos aduaneiros e fiscais; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que controle as operações de cambio.
d)
SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Responsável pelos controles de natureza comercial; SRF – Secretaria da Receita Federal. Controla procedimentos aduaneiros e fiscais; BACEN – Banco Central. Realiza o controle cambial das operações.
e)
SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Responsável pelos controles de natureza comercial; ) MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES – Ministério que cuida dos acordos internacionais comerciais;; BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, que controle as operações de cambio.
4)
Quando a mercadoria troca de modal é chamado de transporte multimodal ou intermodal. Normalmente são realizadas entre navios, trens e caminhões, que podem transportar o mesmo container do ponto de origem ao ponto de destino, sem que seja necessário descarregar a mercadoria. Com relação a Multimodalidade, podemos afirmar:
I) Na multimodalidade, o transporte é realizado por um único operador logístico;
II) O transporte é realizado por uma empresa nacional;
III) O operador logístico utiliza mais de um modal de transporte;
IV) A carga transportada só precisa de um único documento para ser transportada.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As afirmativas II e III estão corretas.
b)
As afirmativas I, II e III estão corretas.
c)
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d)
As afirmativas II e IV estão corretas.
e)
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
5)
O transporte representa 2/3 dos custos logísticos, tornando-se o um dos elementos mais importante para se gerenciar na atividade logística.Com relação aos custos de transporte, Nazário (apud FLEURY et al., 2000, p. 126) pontua que o transporte representa, pode variar entre 4% e 25% do faturamento bruto, e em muitos casos supera até o lucro operacional. Quais são os tipos de modais que existem?
Alternativas:
a)
) Internacionais e Nacionais
b)
Terrestres e marítimos
c)
Rodoviário, Aeroviário, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário
d)
Vias internas e vias externas
e)
Rodoferroviário, Fluvial, Aeroviário e Dutoviário.
Respostas
2) B
3) D
4) E
5) C
2) B
3) D
4) E
5) C
1) B. São os recintos alfandegados de uso público, onde são executadas as operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bens de viajantes, sob controle aduaneiro.
As estações aduaneiras são recintos alfandegados públicos, em que são feitas operações sob um controle aduaneiro.
2) B. Marítimo.
O modal marítimo caracteriza-se por transporte a maior quantidade de carga, mas tem como desvantagem a baixa velocidade.
3) D. SECEX – Secretaria de Comércio Exterior. Responsável pelos controles de natureza comercial; SRF – Secretaria da Receita Federal. Controla procedimentos aduaneiros e fiscais; BACEN – Banco Central. Realiza o controle cambial das operações.
O SISCOMEX é formado por SECEX, SRF e BACEN, que objetivam a facilitação das operações de comércio exterior.
4) E. As afirmativas I, III e IV estão corretas.
Na multimodalidade, o transporte é feito por somente um operador logístico, que se caracteriza por utilizar mais de um modal de transporte.
5) C. Rodoviário, Aeroviário, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário.
Os modais de transporte existentes são: Rodoviário, Aeroviário, Ferroviário, Aquaviário e Dutoviário.
Bons estudos!