• Matéria: Pedagogia
  • Autor: nicacorelo
  • Perguntado 8 anos atrás

1) "(...) ao invés de falarmos em educação devemos falar em educações. São algumas dessas modalidades de educações que procuram conquistar novos direitos, trabalhando com as contradições e as diversas culturas, configurando o interesse pela diversidade". (PREVITALLI, Ivete Miranda; VIEIRA, Hamilton E. Santos. Educação e diversidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017. p. 16). Sobre as educações referenciadas na citação, relacione a primeira coluna com a segunda: (1) Educação informal (2) Educação formal (3) Educação não formal (4) Educação popular (a) Refere-se ao processo interativo entre os indivíduos e ao conhecimento sobre o mundo que os circunda. (b) Refere-se ao processo de socialização dos indivíduos. (c) Refere-se ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados e normalizados por leis. (d) Refere-se ao processo de emancipação dos sujeitos e da democratização com a finalidade de alcançar a justiça social. Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas: Alternativas: a) 1b – 2c – 3a – 4d b) 1a – 2b – 3c – 4d c) 1d – 2c – 3b – 4a d) 1c – 2b – 3a – 4d e) 1d – 2a – 3c – 4b 2) "A educação constitui-se como um dos lugares naturais de aplicação, consolidação e expansão dos direitos humanos; como um direito-chave cuja negação é especialmente perigosa para o princípio democrático da igualdade civil e política; como uma arena de direitos e com direitos; enfim, como um outro nome da justiça". (ESTEVÃO, Carlos V. Democracia, Direitos Humanos e Educação. Para uma perspectiva crítica de educação para os direitos humanos. Revista Lusófona de Educação. Lisboa, n.17, 2011. p.14). Acerca da temática Educação e Direitos Humanos, pensando na questão da diversidade, analise as afirmativas a seguir: I) A escola deve ser reconsiderada como uma organização democrática que, normativamente, deve afirmar-se como uma organização dialógica, ou seja, como organização deliberativa e comunicativa. II) O espaço escolar, para se tornar efetivamente um local de reconhecimento dos valores básicos para a vida e o respeito à dignidade, necessita ser um espaço não apenas de discussão, mas também de exercício e vivência do respeito às diferenças individuais e grupais. III) Toda essa questão dos direitos humanos associados à questão da diversidade não deve estar presente na formação dos professores que atuarão nos espaços escolares, haja visto que estes devem se ater aos aspectos legais e formais. Assinale a alternativa que apresenta a as afirmativas corretas: Alternativas: a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas I e II. e) Apenas II e III. 3) "A temática da Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização das características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira, oferecendo ao aluno a possibilidade de conhecer o Brasil como um país complexo, multifacetado e algumas vezes paradoxal". (BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. v. 10. Brasília: MEC/SEF, 1997.p. 19) Acerca do tema pluralidade cultural (ou multiculturalismo) na educação, analise as seguintes asserções: I) A discussão sobre o multiculturalismo e sua relação com a educação mostra-se positiva, na medida em que uma educação que leva em conta diversas formas culturais representa os interesses dos envolvidos no processo ensino-aprendizagem. PORQUE II) Considerar a diversidade não significa negar a existência de características comuns, nem a possibilidade de constituirmos uma nação, ou mesmo a existência de uma dimensão universal do ser humano. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: Alternativas: a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, sendo que a II justifica a I. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. c) A asserção I é uma proposição verdadeira e II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa e II é uma proposição verdadeira. e) As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: Mi1986
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Resposta 1 - a) 1b – 2c – 3a – 4d 

estysb: 1a, 2d, 3b, 4e, 5d não deu erro
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