• Matéria: História
  • Autor: elviscorrea0
  • Perguntado 9 anos atrás

principais conflitos em que roma esteve envolvida

Respostas

respondido por: Aristócles
1
Olha parceiro é muito difícil dizer em quais conflitos Roma esteve envolvida, por quase sempre na história de Roma ela esteve envolvida com algum conflito ou guerras, por isso o PRINCIPAL conflito pelo qual Roma se envolveu foi pelo controle do Mediterrânea nas chamadas Guerras Púnicas contra Cartago. Vou deixar aqui um resuminho que fiz na faculdade pra te auxiliar melhor nas informações desse conflito, ok?

*A Primeira Guerra Púnica (264 a.C – 241 a.C)

Os cartagineses ocuparam metade da Ilha da Sicília enquanto outra metade era dominado pelos gregos com a chamada Magna Grécia. Nos mares era muito comum a presença de piratas ou mercenários, chamados de Marmetinos que por sua vez ocuparam a cidade de Messina. Os Siracusanos se aliaram aos Cartagineses para juntos derrotar os mercenários piratas, os quais pediram auxilio de Roma, que por sua não perderia a oportunidade de lutar contra Cartago. Com medo do poderio romano, os gregos de Siracusa passaram a apoia-los na guerra contra os cartagineses.

Em 260 a.C os romanos venceram a primeira batalha naval de Milas e partiram para uma ofensiva na África, mas não se deram muito bem; o Cônsul Marco Atílio Régulo acabou sendo preso.

Em 241 a.C os romanos venceram a batalha decisiva da guerra em Égates, venceram o general cartaginês Amílcar Barca.

A primeira guerra acabou com uma indenização de Cartago a Roma e a devolução das ilhas de Sicília, Córsega e Sardenha aos romanos.

 

*Segunda Guerra Púnica (218 a.C – 202 a.C)

Já que perderam suas ilhas comerciais do Mar Tirreno, Cartago aumentou e dinamizou as explorações nas minas das regiões da Espanha. Com o intuito de minimizar a influencia e a dominância cartaginesa na Espanha, os romanos enviaram uma embaixada a Cartago.

Toda essa iniciativa romana foi inútil já que o novo general cartaginês Aníbal Barca partia de Cartago com 50.000 homens, cavalaria e elefantes; conquistou Sagunto e avançou em direção aos Alpes romanos.

Em 218 a.C derrotou os romanos na batalha de Trébia e conquistou a apoio das tribos gaulesas.

Em 217 a.C Aníbal derrotou novamente os romanos no Lago Trasimeno, e depois ao invés de atacar Roma preferiu destruir suas fontes de abastecimento.

Em 216 a.C Aníbal derrotou novamente os romanos na batalha de Canas e conquistou o apoio dos gregos e dos macedônicos, porém os romanos incentivaram a Rebelião das cidades gregas contra a dominação macedônica, fazendo com que os cartagineses perdessem o apoio dos gregos; ao mesmo tempo, os romanos supriram uma vitória contra o irmão de Aníbal, Asdrúbal Barca em 207 a.C na batalha de Metauro.

Aníbal encontrava-se longe de casa e quase sem aliados; e é exatamente nesse momento que o general Públio Cornélio Cipião Emiliano Africano cercou Cartago com seus exércitos na África, obrigando Aníbal a recuar para proteger sua cidade.

Em 202 a.C os exércitos romanos vencem Aníbal na batalha de Zama.

A segunda guerra acabou com a devolução da Espanha, a entrega da marinha cartaginesa aos domínios romanos, uma indenização, e a promessa de não declarar guerra contra o Reino da Numídia, que tinha auxiliado os romanos na derrota de Cartago.

 

 

 

 

 

 

*Terceira Guerra Púnica (150 a.C – 146 a.C)

Os cartagineses perderam seu poderio comercial marítimo, e por isso começaram a cultivar em suas ricas terras africanas; o resultado foi que com o passar do tempo, produtos agrícolas cartagineses eram encontrados em abundancia na península itálica fazendo concorrência com os produtos italianos.

Agora os romanos, principalmente os ricos produtores e o senado precisavam de um motivo para começar uma guerra para destruir Cartago; e o motivo veio quando os cartagineses reagiram aos ataques da Numídia em seus territórios; Cartago foi acusada de violar o tratado de paz.

Roma enviou um exercito de 80.000 homens e uma serie de condições humilhantes para Cartago, a qual optou pela guerra. Cipião Emiliano, filho de Cipião, o Africano cercou Cartago por 4 anos, esgotando os recursos da cidade. Os romanos por fim invadiram a cidade e tomaram tudo, escravizando cerca de 40.000 cartagineses; e Cartago tornou-se agora apenas mais uma provincia romana, a Provincia da África. 


uaol: não é copia
Aristócles: Isso é um resumo meu que fiz no primeiro semestre da faculdade de História!! Não vejo problema nisso!!!
Aristócles: Se copiar qualquer trecho da resposta o unico link no google é do Brainly!!
uaol: sim, eu estou confirmando que não é copia
Aristócles: Sim sim!! Obrigado parceiro.
Perguntas similares