Preciso de um Parágrafo padrão que tenha Introdução, Causa, Consequência, Solução e o Observação... TEMA: A falta de médicos da causa. (10 linhas)
Respostas
O conceito de saúde hoje não se restringe apenas a postos de saúde, hospitais, médicos e demais profissionais da área. Esse conceito ampliou-se e inicia-se com acesso à moradia, educação de qualidade, saneamento básico, alimentação, emprego e lazer. São itens essenciais a que todo cidadão deva ter direito e são construtores da boa qualidade de vida, passando por uma boa condição de saúde.
A falta desses serviços, certamente, vulnerabiliza o cidadão, expondo-o mais facilmente a perda da saúde. No estado do Ceará, esse quadro de vulnerabilidade é real por omissão de políticas públicas nessas variadas áreas. Quando se trata especificamente da rede de saúde púbica, aí sim tem-se uma lógica necessária para o seu bom aproveitamento, contemplando minimamente a excessiva demanda que existe no estado do Ceará.
O primeiro grave problema reside na falta de atendimento básico, responsabilidade das prefeituras municipais e feito pelos postos de saúde, existentes em números insuficientes, mal equipados e, muitas vezes, com falta de profissionais e medicamentos. Sem o bom atendimento na rede primária e sem uma boa resolutividade, um quadro simples de doença pode se complicar, necessitando aquele paciente de uma internação hospitalar que não deveria acontecer. É o caso, por exemplo, de um diabético que não controla sua diabetes nos postos de saúde ou de um hipertenso que também não controla a sua pressão arterial, culminando com complicações vasculares, como trombose e derrame cerebral e, no caso do diabético, com a ceto-acidose, que pode levar ao coma diabético.