Agora você vai construir um texto, em seu caderno, intitulado A célula como uma cidade, no qual a comparação entre uma célula e uma cidade deverá ser explorada.
Respostas
Vamos supor que o núcleo seja comparada a prefeitura, no qual é protegida por paredes (carioteca), dá ordem das coisas (DNA) que serão feitas pelos componentes da célula. Os ribossomos são comparados aos correios ou telefonia, pois são eles que enviam as ordens feitas pela prefeitura (RNA mensageiro) e, além desse, existe outro mensageiro que além de enviar, ajuda a elaborar a proteína, o RNA ribossomal, sendo que não faz o trabalho só e tem ajuda dos estagiários (aminoácidos).
O retículo endoplasmático está relacionado as ruas da cidade, no qual faz o transporte da proteína e outros elementos que auxiliam nesse funcionamento.
A mitocôndria será a usina de energia da cidade, sendo ela a produzir a energia dentro da célula e exportá-la ao organismo, fazendo a respiração celular.
Vamos comparar o complexo golgiense aos ajudantes de supermercado, sendo que eles serão encarregados de empacotar tudo que sair da célula.
Os vacúolos serão o a limpeza, onde exportarão tudo que foi feito pelo retículo endoplasmático e o que foi empacotado pelo complexo golgiense.
Os lisossomos são como a polícia, no qual tem a função de proteger a cidade de invasão e inutilizar os detritos.
Os centríolos serão os encarregados de novas obras na cidade e fazem a orientação para a construção de novas células.
Por fim, a membrana citoplasmática pode ser a polícia que fica na fronteira, onde impõe os limite da célula e faz a permissão (ou não) da entrada e saída da célula.