Durante o século XIX, a sociedade capitalista ampliou suas redes, as cidades cresciam de modo desproporcional, as grandes indústrias surgiam, avanços tecnológicos em meios de comunicação e de transportes e, junto a toda essa onda, o aumento da desigualdade, da pobreza e da violência urbana. Neste período de grandes mudanças, surgem pensadores dispostos a questionar, estudar e compreender essa sociedade.
AGUIAR, G. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação. Maringá: Unicesumar, 2018.
Considerando o pensamento de três grandes estudiosos e filósofos deste período, associe as duas colunas a seguir, relacionando os pensadores a suas ideias:
(1) Karl Marx.
(2) Augusto Comte.
(3) Émile Durkheim.
( ) O desenvolvimento científico ao longo da história da humanidade possibilitou o aprimoramento da civilização ocidental, que, por esse motivo, foi considerada superior às demais. As experiências concretas determinam a fonte de todas as leis universais que sustentam o desenvolvimento do conhecimento científico.
( ) Defende que, por meio da dialética, ocorre a elevação das relações de produção capitalista em grau de exploração e desenvolvimento das forças produtivas. O capitalismo é o resultado do aprimoramento de todas as formas de produção existentes ao longo da história humana.
( ) O indivíduo é uma expressão da coletividade, sua conduta individual é determinada pelas estruturas coletivas que determinam sua condição e ação. Na sociedade industrial, o homem vive em uma rede complexa em que as funções sociais se impõem e levam à coação sobre o indivíduo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desta classificação:
Alternativas
Alternativa 1:
2, 1, 3.
Alternativa 2:
1, 2, 3.
Alternativa 3:
3, 2, 1.
Alternativa 4:
2, 3, 1.
Alternativa 5:
3, 1, 2.
Respostas
respondido por:
6
alternativa 1: 2, 1, 3
respondido por:
1
Resposta:
Alternativa 1 :
2, 1, 3
Explicação:
Pag. 94, 95, 96
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás