Existe ainda no mundo muita controvérsia em relação a patente de genes. A França, por exemplo, que baniu as patentes de genes, está batalhando contra uma diretiva da Comunidade Europeia, que é a favor. Nos EUA, a patente de alguns genes já vem sendo realizada há alguns anos, mas ainda há controvérsia entre os estados. Em relação à legislação brasileira, existe um consenso sobre esse tema? Escolha uma: a. Sim, no Brasil é permitida qualquer patente genética, desde que seja regulamentada com base na Lei de Patentes Brasileira em vigor. b. Sim, no Brasil é permitida a patente de genes relacionados a doenças humanas. c. Sim, no Brasil os genes humanos não são patenteáveis de acordo com o Art. 18 da Lei de Patentes Brasileira em vigor. Nela, é vedada a concessão de patentes e, portanto, exclusividade a quem quer que seja, para qualquer parte dos seres vivos. Correto d. Não, os especialistas no assunto continuam o debate entre quais genes poderiam ser liberados para patentes, principalmente por indústria farmacêuticas. e. Ainda não, no Brasil os genes relacionados a doenças são passíveis de serem patenteados, apesar de grande resistência por parte de membros do governo.
R: c. Sim, no Brasil os genes humanos não são patenteáveis de acordo com o Art. 18 da Lei de Patentes Brasileira em vigor. Nela, é vedada a concessão de patentes e, portanto, exclusividade a quem quer que seja, para qualquer parte dos seres vivos.
Respostas
respondido por:
177
Sim, no Brasil os genes humanos não são patenteáveis de acordo com o Art. 18 da Lei de Patentes Brasileira em vigor. Nela, é vedada a concessão de patentes e, portanto, exclusividade a quem quer que seja, para qualquer parte dos seres vivos....OK OK
leoneto88:
Correto, obrigado!
respondido por:
16
Podemos dizer que em relação à legislação brasileira, existe um consenso sobre esse tema, de acordo com o que transmite a alternativa:
c. Sim, no Brasil os genes humanos não são patenteáveis de acordo com o Art. 18 da Lei de Patentes Brasileira em vigor. Nela, é vedada a concessão de patentes e, portanto, exclusividade a quem quer que seja, para qualquer parte dos seres vivos.
Nesse sentido, cabe ainda ressaltar que o genoma humano trata-se de uma propriedade privada e que existem debates públicos, inclusive, que tratam sobre avanços na biologia molecular e os possíveis lucros, em número de bilhões de dólares que podem ''brotar'' de novas terapias.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás