Nós educadores podemos mudar o curso de desenvolvimento da inteligência de uma criança se quisermos? A criança tem limites naturais para aprender e não devemos forçá-las? Está em nossas mãos como sociedade e cultura a responsabilidade sobre o desenvolvimento humano ou a natureza comanda o processo? Estas questões nos convidam a estudar a relação entre Desenvolvimento e Aprendizagem, como vocês já começaram. Assim, leia as afirmativas abaixo e assinale aquela única verdadeira:
Escolha uma:
a. Na abordagem histórico-cultural, o nível de desenvolvimento orgânico determina aquilo que pode ser aprendido e o aprendizado (de formas linguísticas ou conceitos matemáticos, por exemplo) teria pouca ou nenhuma influência no curso do desenvolvimento.
b. Não há aprendizagem sem desenvolvimento prévio. É a ideia que está por trás do comportamentalismo, pois ninguém aprende aquilo que não está preparado, maduro, para aprender.
c. Para Piaget, o desenvolvimento representa o próprio acúmulo de associações adquiridas pela experiência individual, ou seja, é aprendizagem.
d. O comportamentalismo de Skinner nos explica que o domínio de ferramentas culturais específicas (e.g., sistemas simbólicos) provoca o desenvolvimento do indivíduo em termos da organização qualitativa de suas estruturas cognitivas, ao mesmo tempo em que tal desenvolvimento concorre para o aprendizado de novas e mais sofisticadas ferramentas.
e. Quanto mais e melhores instrumentos internalizamos, mais desenvolvida é nossa capacidade de agir sobre a cultura e sobre nós mesmos, nos modificando e nos tornando capazes de internalizar ainda mais e melhores instrumentos e assim por diante. Esse é o processo cíclico e dinâmico de aprendizagem e desenvolvimento descrito por Vygotsky.
Respostas
respondido por:
0
b. Não há aprendizagem sem desenvolvimento prévio. É a ideia que está por trás do comportamentalismo, pois ninguém aprende aquilo que não está preparado, maduro, para aprender.
Está é há resposta eu acho
espero ter ajudado
Está é há resposta eu acho
espero ter ajudado
luksfernan10:
chutei aki e aceitei letra E:Quanto mais e melhores instrumentos internalizamos, mais desenvolvida é nossa capacidade de agir sobre a cultura e sobre nós mesmos, nos modificando e nos tornando capazes de internalizar ainda mais e melhores instrumentos e assim por diante. Esse é o processo cíclico e dinâmico de aprendizagem e desenvolvimento descrito por Vygotsky.
respondido por:
0
Quanto mais e melhores instrumentos internalizamos, mais desenvolvida é nossa capacidade de agir sobre a cultura e sobre nós mesmos, nos modificando e nos tornando capazes de internalizar ainda mais e melhores instrumentos e assim por diante. Esse é o processo cíclico e dinâmico de aprendizagem e desenvolvimento descrito por Vygotsky
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás