• Matéria: Geografia
  • Autor: PamellaMamede2150
  • Perguntado 8 anos atrás

10. Os fragmentos de textos reproduzidos a seguirreferem-se a procedimentos de levantamento dedados e à utilização de tecnologias modernas de mo nitoramento e produção de imagens a partir de aero naves, satélites, GPS e trabalho de campo. Destaquea ideia principal de cada trecho e aponte a perspec tiva geral em relação à moderna cartografia. I. [...] Entre os diferentes tipos de sistemas de informa ção, os Sistemas Geográficos de Informação, isto é,aqueles sistemas que mostram e analisam a territo rialidade dos fenômenos neles representados, sãode uso crescente para a representação de ambientes.Este uso crescente se deve, exatamente, à capacida de que possuem de considerar, de forma integrada,a variabilidade taxonômica, a expressão territorial eas alterações temporais verificáveis em uma base dedados georreferenciada. Silva, J. X. da.Geoprocessamento para análise ambiental.Rio deJaneiro: J. Xavier da Silva, 2001. p. 12. II. [...] Um computador instalado em um avião voandoa 3 600 metros de altura comunica-se com o Siste ma de Posicionamento Global Diferenciado (DGPS)e informa à câmera quando tirar cada uma de umasérie de exposições sobrepostas. Ela marca cada foto com a altitude, latitude e longitude do avião. Comresolução de 1 metro. De volta ao laboratório, os técnicos checam ascoordenadas das fotos a partir de referências terres tres e escaneiam dezenas de quadros para o compu tador. Um programa retifica e funde as sobreposi ções para formar mosaicos, elimina reflexos de águae de Sol e às vezes aplica cores de acordo com parâ metros como absorção de luz [...]. A fotografia aérea pode criar imagens com reso lução de meio metro se o avião voar a cerca de 1 800metros de altura, mas para isso é necessária umaquantidade maior de imagens, o que eleva os custos.Os satélites custam milhões de dólares, mas podemproduzir imagens continuamente. Também podemcapturar lugares como o Afeganistão e o Iraque, ondeos aviões não podem voar com segurança [...]. Fischetti, M. RevistaScientific American Brasil,n. 20. p. 90-91,jan. 2004. III. [...] Por isso é importante repensar o trabalho decampo na formação profissional em Geografia. Elepermite o aprendizado de uma realidade, à medidaque oportuniza a vivência em local do que deseja es tudar. [...] Em outras palavras, o objeto reconstrói osujeito à medida que lhe permite a reflexão, a elabo ração, a reformulação e o conhecimento de proposi ções, ou seja, direciona seu caminho de investigaçãoe tomada de decisão. Trata-se, portanto, de uma re lação dialética de interação, onde, ao mesmo tempoem que o objeto (investigado) reconstrói o sujeito, étambém ele (o objeto) construído/reconstruído pelosujeito. A construção do conhecimento, então, nãoestá, de um lado, nem no objeto, nem no conheci mento (idealizado) do outro. Surgiría da relação en tre eles, ou melhor, resultaria do processo. [...].Suertegaray, D. M. A.Geografia física e geomorfologia:uma(re)leitura. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002. p. 103, 110.

Respostas

respondido por: Sabrinaalmeid4
25
Olá,

   A fotografia aérea foi por muito tempo utilizada para captar as imagens da terra e assim serem estudas em sala afim de compreender o uso da terra, as relações de trabalho, se a mata protegida continua protegida e etc. Esse método quase não é mais usado, a maior parte dos cientistas já trocaram o método de fotografia aérea pela imagens de satélite, pois é mais prático, mais exato e existem alguns satélites que liberam as imagens gratuitamente.

  Mas a noção de tridimensionalidade da fotografia aérea vem das sombras dos objetos que estão na terra que dão a noção de profundidade,a interpretação da fotografia aérea é no olho mesmo, chama-se fotointerpretação e usamos apenas instrumentos ópticos.
respondido por: Claudienemariados
7

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares