• Matéria: Pedagogia
  • Autor: PetersonWillian
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo Antonio Candido (2006), só podemos entender a integridade de uma obra ao unir o texto e o contexto em que ela foi produzida, numa interpretação dialeticamente íntegra. Ou seja, faz-se necessário observar os fatores externos à criação artística para melhor compreender o conteúdo nela inserido.
No que diz respeito às cantigas trovadorescas, vários aspectos em suas composições refletem o momento histórico da época em que foram escritas. Observe as características das poesias da primeira época medieval no esquema a seguir:

TROVADORISMO
Quanto ao conteúdo:
Amor cortês;
Predomínio da emoção;
Cristianismo;
Influência da poesia provençal e das traduções populares da península ibérica;
Temas profanos representando uma ruptura em relação à mentalidade teocêntrica da Idade Média;
Ambiente cortês, rural ou marítimo;
Temas relacionados ao amor, à saudade e à crítica de costumes;
Exaltação do ideal cavalheiresco.

Quanto à forma:
Emprego de formas simples e populares;
Emprego de medida velha;
Estruturas simples, refrão e repetições frequentes, que facilitam a memorização e o canto.
Assinale a alternativa que traz o contexto em que a literatura trovadoresca se desenvolveu e foi influenciada:
Escolha uma:
a.
A Europa vivia um período de guerras, desencadeado pela invasão dos germânicos. Sob o domínio desse povo, o mundo feudal começou a tomar forma. No feudalismo, o poder tornou-se descentralizado e a terra converteu-se no bem mais importante. Os senhores feudais governavam, detendo poder total sobre seus servos e vassalos, em troca de proteção. Além disso, a sociedade dividiu-se, nessa época, em três grandes ordens: o clero, mais precisamente a igreja católica, os senhores feudais, responsáveis pela guerra e pela segurança, e os servos, trabalhadores encarregados de sustentar toda a população.
b.
O trovadorismo desenvolveu-se durante o período do advento do mercantilismo, onde o foco da economia substancial encontrava-se na agricultura.
c.
Uma onda de influência pagã alastrou-se pela Europa devido a chegada dos Suevos, durante as invasões bárbaras. Tal fato influenciou o povo a repensar sua fé, o que desencadeou uma série de revoltas e expressões artísticas criticando o cristianismo e a forma como a igreja católica atuava na sociedade. A arte trovadoresca refletiu, então, a mudança do teocentrismo para o antropocentrismo.
d.
O contexto histórico em que a literatura trovadoresca se desenvolveu foi um período de mudanças. A reforma protestante e as grandes navegações provocaram grandes transformações na sociedade da época, que passou a buscar novas expressões artísticas.
e.
A literatura trovadoresca surgiu em um momento histórico marcado por uma hierarquia de nobres, clero e povo. Presos aos senhores feudais e ao feudo, os servos e vassalos encontraram na poesia uma forma de desabafar e criticar os nobres e a igreja. A relação do povo com a realeza estava cada vez mais abalada, principalmente na península ibérica. Incorreto

Respostas

respondido por: MARCOSYBIANCA
19
resposta correta letra: A
respondido por: thaispravatoborges
18

Resposta correta letra A: A Europa vivia...

Perguntas similares