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O tênis de mesa, ténis-de-mesa ou mesatenismo foi inventado na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping pong atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos esportes mais populares do mundo em termos de número de jogadores, assim como sendo um dos mais novos dos esportes olímpicos. O tênis de mesa é conhecido como sendo o esporte com o tipo de bola mais rápida do mundo, sendo o esporte de raquete que mais produz efeito (rotação) na bola.
A partida :
1. Constituí-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro.
2. O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.
O SAQUE :
1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e. na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor
2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.
3. Cada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20.
4. Com o placar 20-20, sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final dp jogo.
5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio(cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.
não vale ponto em cassos de :
1. O saque "queimar" a rede.
2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4. Forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...)
vale ponto :
1. Errar o saque.
2. Errar a resposta.
3. Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5. Bater com o lado de madeira da raquete.
6. Movimentar a mesa de jogo
7. Tocar a rede ou os seus suportes
8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro)
9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência
A partida :
1. Constituí-se de sets de 21 pontos. Pode ser jogada em um único set e em melhor de três ou cinco sets. No caso de empatado em 20 pontos o vencedor será aquele que fizer 02 pontos consecutivos primeiro.
2. O jogador que atua o 1° set num lado é obrigado a atuar no lado contrário no set seguinte.
3. Na partida quando houver "negra" (1 a 1) ou (2 a 2), os jogadores devem mudar de lado logo que um jogador consiga 10 (dez) pontos.
O SAQUE :
1. A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), na vertical e. na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador, passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo recebedor
2. O saque deve ser dado atrás da linha de fundo ou extensão imaginária desta.
3. Cada jogador tem direito a 05(cinco) saques seguidos, mudando sempre quando a soma dos pontos seja cinco ou os seus múltiplos. Ex.: 3 a 2 = 5 ou 6 a 9 = 15, 13 a 7 = 20.
4. Com o placar 20-20, sequência de sacar e receber deve ser a mesma, mas cada jogador deve produzir somente um saque até o final dp jogo.
5. O direito de sacar primeiro ou escolher o lado deve ser decidido por sorteio(cara ou coroa/par ou ímpar), sendo que o jogador que começou a sacar no 1° set comecará recebendo no 2° set e assim sucessivamente.
não vale ponto em cassos de :
1. O saque "queimar" a rede.
2. O adversário não estiver preparado para receber o saque (e desde que não tenha tentado rebater a bola).
3. Houver um erro na ordem do saque, recebimento ou lado.
4. Forem as condições do jogo perturbadas (barulho,etc...)
vale ponto :
1. Errar o saque.
2. Errar a resposta.
3. Tocar na bola duas vezes consecutivas.
4. A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
5. Bater com o lado de madeira da raquete.
6. Movimentar a mesa de jogo
7. Tocar a rede ou os seus suportes
8. Bater o pé ao sacar (ele ou o seu parceiro)
9. Sua mão livre tocar a superfície da mesa durante a sequência
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