Respostas
As indústrias podem ser classificadas de acordo com os processos industriais utilizados na fabricação dos seus produtos.
Indústrias de base
Também conhecidas como indústrias pesadas, são aquelas voltadas para a produção de equipamentos (indústrias de bens de capital) e matérias-primas processadas (indústrias extrativas) para outras indústrias.
Exemplos de indústrias de base extrativas: mineradoras, madeireiras e petrolíferas.
Exemplos de indústrias de base de bens de capital: siderúrgicas, metalúrgicas, indústrias de equipamentos e máquinas.
Podemos também incluir nas indústrias de base as companhias produtoras de energia elétrica.
Indústrias intermediárias
É o setor industrial voltado para a produção de peças e equipamentos que serão utilizados pelas indústrias de bens de consumo.
Exemplos: indústrias que produzem peças de automóveis, peças para eletrodomésticos, peças de computadores, tratores e equipamentos industriais.
Indústrias de bens de consumo
São aquelas que produzem os produtos que serão vendidos para os consumidores finais.
Exemplos de indústrias de bens duráveis: indústria automotiva (produtora ou montadora de automóveis), indústria de eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, liquidificadores, lavadoras de roupas, etc.).
Exemplos de indústrias de bens não duráveis: indústrias de roupas, de calçados, de alimentos, de remédios, de bebidas, etc.
Indústrias de ponta
São aquelas que desenvolvem e produzem bens que utilizam alta tecnologia em suas fases de produção. Empregam mão-de-obra especializada e com alto grau de escolaridade. Investem muito em pesquisa nas fases de desenvolvimento e produção, pois privilegiam a inovação tecnológica. Grande parte destas indústrias tem sua matriz em países desenvolvidos.
Exemplos: indústrias de aviões, de satélites de comunicação, de computadores, equipamentos de diagnóstico médico, de telefones celulares, tablets e smartphones.
Indústrias transformam matérias-primas em mercadorias utilizando de máquinas. É classificada conforme sua área de atuação, formando três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
São setores e ramos industriais:
A impressão e reprodução de gravação. Envolve desde a compra da matéria prima até o produto final. É a impressão em qualquer tipo de material, incluindo a reprodução de mídia gravada, como os CDs, jornais, revistas, formulários, cartões comemorativos, etc.
Fabricação de produtos químicos.Transformação de matéria orgânica ou inorgânica, que através de processos químicos, transformam em produtos: fertilizantes, produtos de limpeza, perfumaria, tintas, etc.
Fabricação de produtos de borracha e de material plástico. São transformações de matérias-primas distintas. A borracha natural é a transformarão do látex natural, extraído da seringueira. como os pneus e câmaras de ar, solados e botas.
A borracha sintética á um derivado do petróleo, com as mesmas propriedades da borracha natural, tem o mesmo uso, porém um pouco mais dura, apresenta maior durabilidade, resistência a luz, óleo e calor.
Material plásticos são fabricados a partir de polímeros sintéticos, um subproduto do petróleo e tem uso diverso: sacolas plásticas, pára-choques de automóveis, canos para água, panelas antiaderentes, etc.
Fabricação de produtos de minerais não metálicos. São beneficiamentos de minerais não metálicos, vidro, cerâmica, gesso, mármore sintético, etc.
Metalurgia. A extração, purificação e manufatura de metais e ligas metálicas. Ferro, prata, bronze, entre outros, utilizados principalmente na construção civil.
Fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos. São estruturas metálicas, caldeiras, ferramentas, etc.
Fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos. Produzem equipamentos eletrônicos, TVs, computadores, celulares, lâmpadas. São utilizados diversos tipos de matérias-primas, derivados de petróleo, minerais não metálicos, metais, etc.
Fabricação de máquinas e equipamentos. Produzem equipamentos para muitos setores de produção: para carpintarias, serrarias, perfumarias, indústria de cerâmicas, borrachas, encadernamento, petróleo, etc.
Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias. Produzem veículos de transporte para pessoas e mercadorias, reboques, pecas e acessórios, contêineres, etc
Fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores. Produzem embarcações, veículos ferroviários, aeronaves, etc.
Fabricação de móveis. Produzem estantes, camas, sofás, etc, utilizando principalmente a madeira.
Fabricação de produtos diversos. São diferentes indústrias: guarda-chuvas, canetas, material de escritório, aviamentos para costura, etc.
Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos. Incluem atividades de apoio ao setor industrial, sejam produtos de bens de capital ou bens de consumo: reparação de maquinário e equipamentos industriais, bem como reparação de móveis de escritório ou doméstico.
Bons estudos!