O desenvolvimento afetivo e emocional envolve um permanente conhecimento de si, o reconhecimento dos limites individuais, bem como as potencialidades que cada um de nós pode desenvolver. Por que esse conhecimento é tão importante para o trabalho do professor?
Respostas
Resposta:
É ter empatia e aceitar que aquele ser que se apresenta a mim, muitas das vezes, mostra-me as minhas fragilidades e limites quanto à minha contribuição no desenvolvimento de seu processo educativo.
Explicação:
Portanto, cabe a mim, criar espaços para manifestação e desenvolvimento de diferentes emoções, como: alegrias, tristezas e sofrimentos, respeito, cooperação mútua, disputa, atenção, raiva, agressão, amor, ódio, autodefesa, empatia, entre tantos outros, uma vez que entendemos que tais sentimentos são inerentes e próprios do ser humano, devendo ser igualmente valorizados e conduzidos na formação dos estudantes, principalmente das crianças e jovens. Visto que, dessa forma o docente percebe o aluno como um ser real, podendo vê-lo sem preconceitos, sem rótulos e com competência para ensinar muito mais que conteúdos livrescos e escolares, os quais são importantes aprendizados, todavia não são fins em si mesmos, mas meios para a aprendizagem de outros tantos valores que estão permeados pela emocionalidade, pela ética, pela cidadania, entre outros valores humanos.