Respostas
O império bizantino surgiu da desagregação do império romano. O império foi dividido para melhor ser governado, daí surgiu o império do ocidente com capital em Roma e o império do oriente- Império bizantino- com capital em Constantinopla.
Essa cidade tinha uma importância econômica muito grande, por ela passava importantes rotas comerciais que ligava o oriente ao ocidente.
Isso aconteceria porque Constantinopla tinha uma posição geográfica privilegiada, pois ela situava-se entre a Europa e Ásia. Essa localização era favorável para comerciantes oriundos do oriente que comercializavam na Europa.
Resposta:
Explicação:A mais lucrativa atividade econômica do Império Bizantino era o comércio. A privilegiada localização de Constantinopla, rota quase obrigatória entre a Ásia e a Europa, colaborou para o desenvolvimento comercial do império. Entre os mais importantes produtos comercializados podemos citar perfumes finos, tecidos de seda, porcelanas e peças de vidro. Esses artigos de luxo asiáticos eram comprados a peso de ouro pela população européia mais rica. Portanto a principal atividade era o comércio.
O Estado controlava de forma apertada tanto o comércio interno como externo, e detinha o monopólio da emissão de moeda. Constantinopla continuou a ser o mais importante centro comercial da Europa durante a Idade Média, até à República de Veneza progressivamente tomar esta posição