Observa a figura, à direita, que representa um ambiente hipotético e delimitado onde vivem organismos diversos. Agora, responda:
(a) Quantas e quais populações estão presentes na figura? Justifique.
(b) Quantos indivíduos há em cada uma dessas populações?
(c) Organize esses dados em uma tabela, indicando na primeira coluna os nomes dos organismos que compõem cada uma dessas populações que você reconheceu e, na segunda, a quantidade de indivíduos presentes em cada população.
(d) Quantos indivíduos estão representados nessa comunidade?
(e) Qual é o termo que se refere ao conjunto formado pela comunidade, pelos componentes não vivos do ambiente e pelas interações entre os seres vivos?
Respostas
A) Tem 5 populações. As das plantas, dos gafanhotos, dos sapos, das cobras e dos gaviões. (População é o conjunto de uma mesma espécie).
B) 12 indivíduos das plantas; 8 gafanhotos; 6 sapos; 3 cobras e 2 gaviões.
C) (Só organizar os dados da questão B em uma tabela).
Planta - 12
Gafanhoto - 8
Sapo - 6
Cobra - 3
Gavião - 2
D) 12+8+6+3+2= 31 indivíduos
E)O termo da junção de seres bióticos e abióticos é ecossistema!
Resposta da A)
5 populações estão presentes na figura. São elas: Plantas, gafanhotos, sapos, cobras e gaviões.
Uma população pode ser definida como um grupo de organismos pertencentes à mesma espécie e que vivem em uma mesma área geográfica. Complementando esse conceito, podemos dizer que esses organismos possuem maior chance de reproduzirem-se entre si do que com outros grupos de indivíduos de outra região.
Ao estudar uma população, os ecólogos preocupam-se em analisar todos os fatores que influenciam esse grupo de organismos, como o número de nascimentos e mortes. Além disso, é fundamental analisar os movimentos migratórios, a quantidade de alimento disponível, o número de predadores, entre outras variantes que afetam diretamente o tamanho de uma população.
Resposta da B)
- 12 indivíduos das plantas;
- 8 indivíduos em gafanhotos;
- 6 indivíduos em sapos;
- 3 indivíduos em cobras;
- 2 indivíduos em gaviões.
O tamanho de uma população é limitado pelo meio em que ela vive, uma vez que o aumento exagerado, por exemplo, pode causar desequilíbrios ecológicos e afetar também os indivíduos com os quais essa população interage. Podemos concluir, portanto, que existe um tamanho ideal para cada população que se mantém mais ou menos constante ao longo do tempo.
Resposta da C)
Essa questão é bem respondida em seu caderno, onde você pode desenhar a tabela com 2 colunas e 7 linhas, sendo a última com a soma da quantidade de indivíduos. Aí você coloca assim:
ORGANISMOS | QUANTIDADE
Plantas 12
Gafanhotos 8
Sapos 6
Cobras 3
Gaviões 2
TOTAL 31
Resposta da D)
Essa comunidade é representada por 31 indivíduos.
Uma comunidade é formada por todos os organismos que vivem em uma área, em um determinado período de tempo, ou seja, todas as populações viventes de uma região. Alguns autores definem ainda a comunidade como a parte viva de um ecossistema.
Ao analisar as características de uma comunidade, é possível observar como as populações interagem e conhecer os processos ecológicos existentes nesse grupo de organismos. Além disso, é possível entender como as espécies agrupam-se e como o meio ambiente tem efeito sobre esses agrupamentos.
Resposta da E)
Ecossistema. Um ecossistema é formado por dois componentes básicos: o biótico e o abiótico. O primeiro diz respeito aos seres vivos da comunidade, tais como plantas e animais. Esses seres desempenham diferentes papeis em um ecossistema e ocupam diferentes níveis tróficos, podendo ser produtores, consumidores ou decompositores.
De alguma forma, todos os seres vivos de um ecossistema dependem uns dos outros.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/325139