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O que é UDP
O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte não orientado a conexão, ou seja, ele não verifica se o dado chegou ou não ao seu destino.
Como funciona
Primeiro tenho que falar da sua estrutura. O UDP possui 5 campos que são eles:
Porta de origem e porta de destino: Especificam a aplicação que originou o datagrama e a aplicação que o mesmo deverá ser entregue na máquina de destino.
Tamanho: Especifica o tamanho do cabeçalho em bytes (incluindo o cabeçalho e a área de dados).
Checksum: É um campo usado para verificar a integridade dos dados recebidos. Quando os dados estão sendo preparados para o envio, faz-se uma soma com o tamanho do cabeçalho e a área de dados do datagrama, então coloca-se esse valor no cabeçalho desse datagrama a ser enviado. O receptor, ao receber esses dados, recalculará o tamanho dos dados recebidos e se esse valor não for igual ao do cabeçalho será solicitado uma retransmissão dos dados perdidos.
Para calcular o checksum no UDP é criado um pseudocabeçalho. Ele será utilizado apenas na soma que resultará no checksum do datagrama, não sendo transmitido junto com o datagrama.
Para formar o seu checksun, o UDP faz uma soma usando os valores desse pseucabeçalho (que não é transmitido), os valores de seu cabeçalho verdadeiro (que é transmitido) e os valores em seu campo de dados.
Exemplos
O UDP é muito usado em streams de áudio e vídeo já que nesses casos admite-se a perda de dados.
O UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo de transporte não orientado a conexão, ou seja, ele não verifica se o dado chegou ou não ao seu destino.
Como funciona
Primeiro tenho que falar da sua estrutura. O UDP possui 5 campos que são eles:
Porta de origem e porta de destino: Especificam a aplicação que originou o datagrama e a aplicação que o mesmo deverá ser entregue na máquina de destino.
Tamanho: Especifica o tamanho do cabeçalho em bytes (incluindo o cabeçalho e a área de dados).
Checksum: É um campo usado para verificar a integridade dos dados recebidos. Quando os dados estão sendo preparados para o envio, faz-se uma soma com o tamanho do cabeçalho e a área de dados do datagrama, então coloca-se esse valor no cabeçalho desse datagrama a ser enviado. O receptor, ao receber esses dados, recalculará o tamanho dos dados recebidos e se esse valor não for igual ao do cabeçalho será solicitado uma retransmissão dos dados perdidos.
Para calcular o checksum no UDP é criado um pseudocabeçalho. Ele será utilizado apenas na soma que resultará no checksum do datagrama, não sendo transmitido junto com o datagrama.
Para formar o seu checksun, o UDP faz uma soma usando os valores desse pseucabeçalho (que não é transmitido), os valores de seu cabeçalho verdadeiro (que é transmitido) e os valores em seu campo de dados.
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O UDP é muito usado em streams de áudio e vídeo já que nesses casos admite-se a perda de dados.
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