• Matéria: História
  • Autor: soaresjuliana1
  • Perguntado 9 anos atrás

Portugal, nos séculos XV e XVI, exerceu importante papel no cenário europeu graças ao pioneirismo de sua navegação pelo Atlântico.
a)Qual o objetivo da política portuguesa de incentivo à navegação?

b)Cite duas inovações nas técnicas de navegação adotadas pelos portugueses.

c)Quais as vantagens econômicas colhidas por Portugal nessas viagens?

Respostas

respondido por: Aristócles
200
Pergunta bacana cara... Vamos lá..
A) O principal objetivo da coroa portuguesa ao lançar seus navios no mar, era buscar novas rotas comerciais que levavam até o caminho do Oriente, principalmente India e China de onde comprariam especiarias e poderiam revender no mercado internacional europeu, ou seja, queriam novas de comércio de especiarias para que pudessem enriquecer pelo comércio e ultrapassar os italianos que dominavam esse comércio na Europa.

B)A Caravela é uma invenção naval portuguesa, o que facilitou a aproximação maior de portos e marés mais baixas devido ao casco melhor planejado, assim como o Astrolábio e o Quadrante que auxiliavam na navegação rumo ao desconhecido, sem contar com a fundação da Escola de Sagres que ensinava técnicas de navegação para portugueses.

C)As vantagens econômicas das grandes navegações portuguesas foram muitas, muito lucrativo para Portugal, pois descobriram novas rotas comericais mais eficientes, fizeram feitorias na Africa, onde também fizeram comércio e por fim descobriram o Novo Mundo, mais precisamente o Brasil em 1500.

Sou estudante de História, se precisar de mais informações ou se ficou alguma dúvida é só perguntar que posso tentar te ajudar, ok? Abraços!

Aristócles: Eiii.. Consegui falar com meu primo.. Ele respondeu suas questões!!
Aristócles: Colbert foi um ministro da França do século XVII que estimulou o país a adotar as práticas do mercantilismo como doutrina econômica... Colbert percebeu em seu governo que o mercantilismo era a melhor forma possível de enriquecer uma nação, por isso incentivou a adoção de práticas mercantilistas na França, como por exemplo: o incentivo de industrias francesas e aumentar o número de exportações, para que cada vez mais gerasse dinheiro na França para aumentar o acúmulo de capital (dinheiro) que nad
Aristócles: O direito do Absolutismo segundo o teórico frances Bossuet é um direito do rei que vem de Deus, ou seja, o Direito de reger uma nação de forma absoluta é um direito divino dado ao rei absolutista!
soaresjuliana1: a do mercantilismo frances tá faltando o final , certo?
Aristócles: puts nao coube!! kkkk vou mandar o resto agora!
Aristócles: (dinheiro) que nada mais é do que uma característica do Mercantilismo enquanto doutrina econômica nacional...
Aristócles: Ok?
soaresjuliana1: obrigada
Aristócles: De nada!! Bom estudo! =)
soaresjuliana1: obrigada
Perguntas similares