• Matéria: História
  • Autor: luansilva71
  • Perguntado 9 anos atrás

FAÇA UM RESUMO DESTE TEXTO

O processo de reformas religiosas teve início no século XVI. Podemos destacar como causas dessas reformas: abusos cometidos pela Igreja Católica e uma mudança na visão de mundo, fruto do pensamento renascentista.

A Igreja Católica vinha perdendo sua identidade. Gastos com luxo e preocupações materiais estavam tirando o objetivo católico dos trilhos.
A burguesia, estava cada vez mais inconformada, pois os clérigos católicos estavam condenando seu trabalho. O lucro e os juros, típicos de um capitalismo emergente, eram vistos como práticas condenáveis pelos religiosos.
Por outro lado, o papa arrecadava dinheiro para a construção da basílica de São Pedro em Roma, com a venda das indulgências (venda do perdão).
O monge alemão Martinho Lutero foi um dos primeiros a contestar fortemente os dogmas da Igreja Católica. Afixou na porta da Igreja de Wittenberg as 95 teses que criticavam vários pontos da doutrina católica.
As 95 teses de Martinho Lutero condenava a venda de indulgências e propunha a fundação do luteranismo (religião luterana). Em suas teses, condenou o culto à imagens e revogou o celibato.
Mais tarde Lutero foi convocado a desmentir suas teses na Dieta de Worms, entretanto, ele as defendeu.
Preocupados com os avanços do protestantismo e com a perda de fiéis, bispos e papas reúnem-se na cidade italiana de Trento (Concílio de Trento) com o objetivo de traçar um plano de reação. Nesse Concílio ficaram definidas algumas reações a serem tomadas.

Respostas

respondido por: Luanferrao
11
Reforma protestante : Um padre da igreja católica, chamado Martinho Lutero, estava indignado com o que acontecia na Igreja. Ele via constantemente padres com prostitutas, padres vendendo indulgências, como lugar garantido no céu após a morte, e quem não pagasse iria para o purgatório. Enfim, ele então decide publicar suas 95 teses denunciando a crise na Igreja, e que era preciso uma punição a essas pessoas. Ele publicou suas teses em sua Igreja na Alemanha, e logo despertou atenção de todos, principalmente da Igreja, e daqueles que eram forçados a seguir os dogmas da Igreja. Não foi somente Lutero que iniciou esse movimento, em outros países, como na Suíça, com Zwinglo, posteriormente João Calvino, atingindo grande parte da Europa e colocando a Igreja Católica em xeque. Assim, novas religiões iam ganhando espaço e pressionando ainda mais a igreja.

Contra Reforma: a Igreja, como detinha total poder na época, não aceitou essa reforma, e por isso, decidiu realizar uma contra reforma, e ela veio através do Concílio de Trento, onde se estabeleceu a Companhia de Jesus, basicamente um exército para proteger a Igreja, o índex, que era a proibição de certos livros, considerados pagãos, e a bendita Santa Inquisição, que torturava os rebeldes que não eram bem vistos pela Igreja, considerados hereges.

Resumindo: A reforma protestante significou uma insatisfação de membros da própria igreja contra os males que assombravam a pureza da igreja, e a contra reforma foi uma resposta a esse movimento.
Perguntas similares