A respeito dos mecanismos de exclusão social existentes na colônia, assinale a alternativa correta: a. A alforria era uma das maiores aspirações dos escravos, já que ela representava a conquista de cidadania plena. b. A ideia de “sangue impuro”, que excluía indivíduos do serviço público, da política e da nobreza, aplicava-se apenas a indígenas e negros. c. Havia diferenças no interior da camada social dos negros, mas a opressão que recaía sobre africanos e indígenas escravizados era praticamente a mesma. d. Diferentemente dos africanos, os indígenas apresados poderiam gozar do estatuto de “forros” ou “administrados”.
Respostas
Resposta: D - Diferentemente dos africanos, os indígenas apresados poderiam gozar do estatuto de “forros” ou “administrados”.
Explicação:
Houve algumas diferenciações entre escravos negros e indígenas que são dignas de nota. Em primeiro lugar, desde os primórdios da colonização, séculos antes de qualquer lei abolicionista, os nativos poderiam ser escravos propriamente ou “forros”. Esses últimos, também chamados de “administrados”, eram aqueles que ficavam sob tutela, e não posse, dos colonizadores. Na prática, sua situação era muito similar à de qualquer indivíduo escravizado, mas seu estatuto jurídico era superior, o que, somado à presença das ordens religiosas tanto nos centros coloniais quanto nos aldeamentos indígenas, impedia situações extremas de exploração.