A língua portuguesa no exercício profissional Com a globalização, o mercado torna-se, cada vez mais exigente e apenas absorve aqueles que forem qualificados em vários sentidos. Agora o que se pretende é um profissional que saiba planejar, executar e divulgar o seu trabalho. Para isso, o profissional de hoje deve saber, além de exercer bem seu ofício, uma ou duas línguas estrangeiras - sendo uma, com certeza, o inglês e a outra que diga respeito à sua especialidade, como por exemplo: um filósofo deve aprender alemão; um literato, francês e um economista, espanhol. Ao contrário do que se pensa, não se pode deixar de lado a língua portuguesa, a não ser que o profissional não trabalhe no Brasil, pois o que se vê é uma desvalorização de nossa língua e, sobretudo, a banalização da modalidade escrita. Hoje há uma preferência por gráficos e fotos, valorizam-se os números por não saberem organizar as letras. No entanto, determinados profissionais utilizam-se da modalidade escrita para discriminar tarefas, para expor ideias, divulgar pesquisas, propor negócios, etc. Nesse momento, o domínio da língua padrão se faz necessário no mercado de trabalho. É possível que um professor, um médico, um biólogo, um engenheiro ou um físico, entre outros, sejam chamados a fazer um seminário, uma palestra, ou mesmo dar um curso, como também; na área tecnológica, um webdesigner, ou um programador, pode ser solicitado à elaboração de relatórios mensais, principalmente, se esses trabalham para um cliente que, eventualmente, procura saber o andamento de seu investimento, como no caso de um site de uma empresa de grande porte. (BARRETO, [s.d]) Assinale a alternativa que se relaciona com o conteúdo do texto acima:
a) Dominar a norma culta da língua portuguesa é muito importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas.
b) O português é um idioma muito complexo e por isso não sabemos utilizá-lo de maneira correta.
c) Ter um bom desempenho na utilização da língua inglesa é mais importante do que dominar a utilização da norma culta da língua portuguesa.
d) A linguagem escrita não faz parte da vida cotidiana dos profissionais recém-graduados, portanto para obter sucesso profissional não é preciso dominá-la.
e) A utilização equivocada da língua portuguesa na modalidade falada não causa transtornos no ambiente profissional.
Respostas
respondido por:
63
a) Dominar a norma culta da língua portuguesa é muito importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas.
respondido por:
39
Letra a.
O texto nos apresenta a importância do domínio da língua padrão, inenrente às regras gramaticais para o mundo profissional, afirmando que o trabalhador deve saber escrever conforme a regra padrão, ou ainda, para que possa se expressar em palestras, seminários e demais eventos relacionados.
O texto expõe ainda que a banalização da língua portuguesa não deve ser realizada, para que saibamos diferenciar momento de trabalho e seriedade de momentos de descontração.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás