a constituição de 1891 garantia uma serie de direitos políticos, mas, na prática, o voto era objeto de manipulação e frayde. como era o sistema eleitoral na primeira república e como podem ser definidas as expressões coronelismo politica dos governadores e politica do café com leite.
Respostas
O termo Coronelismo diz respeito ao controle que coronéis (latifundiários da época) exerciam sobre a sociedade. Ele funcionava com o Voto de Cabresto, que era quando os coronéis compravam ou trocavam votos em favor de seus candidatos. Haviam também casos de fraude eleitoral, onde os coronéis alteravam votos, sumiam com urnas e até mesmo providenciavam documentos falsos para que fosse exercido o voto fantasma.
A política dos governadores também se relaciona com o Coronelismo, pois se baseava na troca de favores entre o presidente da República e os governadores do estado. Consistia na não oposição dos governos estaduais para que verbas fossem liberadas pelo presidente.
A política do Café com Leite foi um acordo entre os estados de Minas Gerais e São Paulo, grandes produtores de leite e café, respectivamente, que eram os mais ricos da nação na época. Consistia numa troca de governos: um mandato de mineiro, outro de paulista, assim intercalando. Foram raros os presidentes que foram exceção — nem mineiros, nem paulistas — durante a República Velha.
Espero ter ajudado :)
Resposta:
A Primeira República, mais conhecida como Republica Velha (1930).
O Sistema eleitoral era feito pelos coronéis/políticos, que comprava votos intimidando os eleitores com ajuda de seus capangas, que ficou conhecida, como "currais eleitorais".
Os coronéis sumiam com as urnas e ate mesmo patrocinavam os votos "fantasmas".
Coronelismo: Voto de Cabresto, fraude eleitoral e etc
Política do Café-Com-Leite: Na época os Estados que lucrava mais era São Paulo e Minas Gerais. São Paulo lucrava muito com exportação de café, enquanto, Minas Gerais lucrava com exportação de leite e derivados. Com isso, os políticos desses 2 Estados faziam um acordo, para permanecerem no poder Central, pois muitos presidentes da República, nessa época eram Paulistas e Mineiros.
Política Dos Governadores: Os governadores do estado e da República faziam acordos políticos na base de troca de favores, para governarem de forma tranquila. Com isso, os governadores não faziam oposição ao governo central e ganhavam liberações de verbas federais.