• Matéria: História
  • Autor: llahshej
  • Perguntado 8 anos atrás



1 - "O período regencial foi um dos mais agitados da história política do país e também um dos mais importantes. Naqueles anos, esteve em jogo a unidade territorial do Brasil, e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas." (FAUSTO, Boris. HISTÓRIA DO BRASIL. 2 ed. São Paulo: EDUSP, 1995. p. 161.)

Sobre as várias revoltas nas províncias durante o período da Regência, podemos afirmar corretamente que:

a) eram levantes republicanos em sua maioria, que conseguiam sempre empolgar a população pobre e os escravos

b) a principal delas foi a Revolução Farroupilha, acontecida nas províncias do nordeste, que pretendia o retorno do Imperador D. Pedro I

c) podem ser vistas como respostas à política centralizadora do Império, que restringia a autonomia financeira e administrativa das províncias

d) em sua maioria, eram revoltas lideradas pelos grandes proprietários de terras e exigiam uma posição mais forte e centralizadora do governo imperial.







Respostas

respondido por: vanessasantana131518
257

c) podem ser vistas como resposta à política centralizadora do império, que restringia a autonomia financeira e administrativa das províncias.

respondido por: EduardoPLopes
395

É correta a alternativa C.

Os levantes, dos quais houve muitos (Farroupilha, Cabanagem, Balaiada e Sabinada para cita alguns), e variados (uns com maior participação popular, como a Cabanagem, outros mais elitistas, como a Sabinada), tinham como principal razão a insatisfação local com a administração pública, geralmente associada a uma crítica ao poder central.

Tentaram então separar as suas regiões do Brasil, substituir a administração local (protegida pelo Império) e até mesmo modificar a política fiscal (os impostos) que se cobravam então.

Perguntas similares