Respostas
Sabemos que a Terra, vista no espaço, aparece como uma bola azulada. A sua superfície mostra uma crosta sólida, com a maior parte coberta por água.
A Terra compreende várias regiões com características próprias: litosfera do grego lithos, pedra, e shaîra, esfera, hidrosfera do grego hydor, água, e shaîra, esfera, atmosfera do grego atmos, vapor, e shaîra, esfera e biosfera do grego bios, vida, e shaîra, esfera
A Litosfera é a região sólida da Terra; é o mesmo que a crosta terrestre. Sua parte mais superficial, acima do nível das águas, é o solo, onde vivem as espécies adaptadas ao ambiente terrestre, isto é, que utilizam oxigênio do ar.
A Hidrosfera compreende a parte líquida da Terra; nela vivem todas as espécies que utilizam o oxigênio dissolvido e aquelas poucas que utilizam o oxigênio diretamente do ar, embora sejam aquáticas, como a baleia e o golfinho. A maior parte da hidrosfera é constituída por água salgada.
A Atmosfera é a região gasosa que envolve a Terra. É constituída por uma mistura de gases, vapor de água e partículas em suspensão.
Os cientistas fizeram várias pesquisas com foguetes de sondagens e com satélites artificias de observação para descobrir como o ar se distribui sobre o nosso planeta. Chegaram à conclusão de que a massa de ar que envolve a Terra vai ficando mais rara à medida que se afasta dela.
A atmosfera costuma ser dividida em quatro camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera
A Biosfera é a parte do nosso planeta habitada por seres vivos. Estende-se desde acima do nível do mar, nas montanhas mais altas, até as maiores profundidades oceânicas, onde possa existir vida.