Respostas
Lutero liderou a Reforma Protestante (1517), criticando a Igreja Católica pela sua corrupção e pela forma como enganava o povo.
No século XVI, a Igreja Católica era extremamente poderosa. Como quase toda a população europeia acreditava na instituição, a igreja aos poucos se tornou corrupta, enganado as pessoas por dinheiro (as chamadas indulgências) e mentindo para obter cada vez mais vantagens usando o seu poder.
Martinho Lutero era um monge que, ao ler a Bíblia, percebeu que as coisas que a Igreja Católica pregava não eram compatíveis com a mensagem original. Por isso, a reforma foi um movimento para expor as mentiras e tentar com que a igreja voltasse a ser o que deveria inicialmente ser.
Saiba mais sobre a Reforma Protestante: https://brainly.com.br/tarefa/21660278
Eram críticas de Lutero contra a Igreja Católica a percebida corrupção na Igreja, tendo criticado práticas como a Simonia e a venda de indulgências, a proibição católica da tradução e leitura individual da Bíblia e divergências teológicas pontuais, como a respeito da Salvação.
Quais foram algumas das reações católicas a estas críticas?
Inicialmente a Igreja tentou suprimir as críticas de Lutero, tendo-o excomugando (Lutero era, até então, um monge católico, mesmo com as suas críticas à Igreja) e tentado proibir a circulação de suas ideias. Depois realizou algumas reformas que visavam corrigir alguns dos pontos apontados por Lutero, tendo descontinuado as indulgências e passado a punir a Simonia, por exemplo.
Mais sobre Lutero em:
https://brainly.com.br/tarefa/10023938
#SPJ3