A formação do solo é o resultado da ação conjunta de agentes ativos (clima e biosfera) e passivos (relevo, tempo e material de origem). A intensidade desses agentes é dependente de um maior ou menor espaço de tempo. Considerando que todo solo é resultado da ação combinada desses agentes é muito importante a compreensão de cada um deles. Por exemplo, uma terra roxa estruturada é proveniente do basalto, muito utilizada na agricultura. Se certa região apresenta elevadas taxas de precipitação, maior será a remoção dos produtos insolúveis e aumento da intensidade do intemperismo. Neste caso, o papel da vegetação é fundamental para recobrir e proteger os solos. A atividade biológica também auxilia na formação dos solos, onde as raízes das plantas, a ação dos organismos no solo e a própria atividade do homem, alteram as condições dos substratos favorecendo a alteração química e física (GRAIG, 2014).
A respeito do contexto sobre a formação do solo, analise as afirmativas:
I - O solo pode ser interpretado como o último estágio de transformação da rocha.
II - O solo não pode ser originado de rochas metamórficas.
III - Em climas tropicais há uma pequena tendência na formação de espessos horizontes de solos e em regiões frias essa taxa aumenta gradativamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Respostas
A respota correta é a letra: (A). Pois ao chegar no estágio de solo, não se pode mais formar rochas.
(B) Incorreta. O solo pode ser originado de qualquer tipo de rocha.
(C) Incorreta. Se nas regiões de clima tropical, onde chove muito não há solos horizontais, muito menos nas regiões frias, pois nos climas tropicais há mais ações intemprericas.
Sobre o contexto de formação dos solos está correta:
I - O solo pode ser interpretado como o último estágio de transformação da rocha.
Estão incorretas:
II - O solo não pode ser originado de rochas metamórficas.
A alternativa II está incorreta porque o solo pode ser originado de qualquer tipo de rocha, basta que ela esteja exposta aos agentes do intemperismo, presentes na superfície.
III - Em climas tropicais há uma pequena tendência na formação de espessos horizontes de solos e em regiões frias essa taxa aumenta gradativamente.
A alternativa III está incorreta porque os climas tropicais são os que mais contribuem para a formação dos solos, pois neles a maior presença de água altera as rochas com maior facilidade, principalmente através da ocorrência do intemperismo químico.
O processo de formação dos solos
O solo é a camada mais superficial do planeta, onde pode ocorrer o desenvolvimento das plantas.
O processo de formação dos solos é conhecido como pedogênese, que ocorre a partir de vários processos, entre eles o intemperismo, processo responsável pela desagregação da rocha.
Os solos são compostos por quatro camadas básicas que são a matéria orgânica, o ar, a água e os sais minerais. A rocha que dá origem ao solo é conhecida como rocha matriz ou rocha mãe.
Os fatores responsáveis pela formação dos solos são o tipo de rocha, o tipo climático, a presença de matéria orgânica e o tipo de relevo.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre a formação do solo em: https://brainly.com.br/tarefa/20487998