• Matéria: História
  • Autor: viih529
  • Perguntado 8 anos atrás

o que foi a crise do século XIV ?

Respostas

respondido por: eddvilar
13
Entre permanências e modificações, emergiu a crise do século XIV. Más colheitas, fome, declínio populacional,
pestes, estagnação da produção, desemprego, inflação, guerras devastadoras, abandono de aldeias e rebeliões violentas nas cidades e nos campos. Para a sociedade medieval, o período compreendido pelo século XIV e princípios do século XV foi uma era de adversidades.

Para a religiosidade medieval tais catástrofes provocavam histeria, alimentavam superstições populares e aceleravam transformações. Agravando a crise, a produção agrícola despencou.
Na economia comercial, a escassez da prata, por problemas técnicos no aprofundamento das minas, provocou a desvalorização das moedas e a inflação, que atingiu particularmente a nobreza feudal. Os preços dos produtos manufaturados de luxo, muito procurados pela nobreza, tiveram rápida elevação. Ao mesmo tempo, os tributos recolhidos pela nobreza aos camponeses diminuíram.
respondido por: juliamagalhaes82
1

Resposta:

A partir do inicio do século XIV,uma profunda crise anunciou o final da época medieval.Fome,pestes,guerras e rebeliões de servos atingiram a essencia do sistema feudal.

No inicio do século XVI,a Europa foi assolada por intensas chuvas [1315 e 1317] que arrasaram os campos e as colheitas. Como consequencia,a fome voltou a perturbar os camponeses,favorecendo o alastramento de epidemias e trazendo a mortalidade a população. "Nos campos ingleses,ele passou de 40 mortos por cada mil habitantes,para 100 por mil.Na cidade Belga de Ypres, uma das mais importantes da Europa,pelo menos 10% da população morreu no curto espaço de seis meses em 1316"

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas similares