• Matéria: Biologia
  • Autor: indianaraolivp5mscc
  • Perguntado 8 anos atrás

Resumo sobdivisoes de uma espécie

Respostas

respondido por: luuhmorais03
2
Em taxonomia, uma subespécie ou raça é uma subdivisão da espécie. Na maioria das vezes isso ocorre quando duas ou mais populações de uma mesma espécie se separam, indo viver em regiões diferentes. Devido a sua separação por barreiras geográficas por muitas e muitas gerações, não existe trocas de genes entre essas populações isoladas umas das outras. Então, os grupos isolados uns dos outros sofrem mutações com o tempo e assim, aparecendo diferenciações genéticas, surgem novas subespécies ou raças nessa mesma espécie.

As populações evoluem de maneiras distintas, dando origem a raças ou subespécies diferentes.
Se indivíduos da mesma espécie mas de raças diferentes forem cruzados entre si, produzem descendentes férteis, com características intermediárias entre as raças ou subespécies que os geraram, produzindo os mestiços.

Qualquer espécie pode possuir diversas raças ou subespécies mas nem sempre isso acontece.

Em zoologia, o nome científico de uma espécie é obrigatoriamente escrito em latim e itálico. Primeiro se escreve o nome do género em letra maiúscula seguido imediatamente pelo nome da espécie em letra minúscula, por exemplo Pinus nigra.

Os zoólogos consideram a raça como um sinónimo de subespécie, sendo que no “Código Internacional de Nomenclatura Zoológica” (4ª edição, 2000) não existe nenhuma norma para considerar categorias sistemáticas abaixo da espécie.

Os botânicos – de acordo com o “Código Internacional de Nomenclatura Botânica” - as variantes duma espécie são explicitamente denominadas subespécies.
Perguntas similares