Vamos tomar como exemplo um lago.Nesse ecossístema todos os componentes se interagem.
Quais os seres vivos desse ecossístema?
Quais os seres não vivos?
Qual a relação entre os seres vivos e não vivos deste lago?
Como os seres não vivos pode nos ajudar a sobreviver?
Respostas
Resposta. Os seres vivos têm como base moléculas orgânicas que têm como base os compostos químicos C H O N (que, obviamente, não são seres vivos). Em um lago, há grande chance de conter essas moléculas, micro-organismos, fauna e flora
Tomando como exemplo o cenário e interações de um lago, incluindo seus componentes e ecossistemas, pode-se imaginar que:
- Os seres vivos seriam: Peixes, anfíbios, répteis, algas, gramíneas, etc.
- Os seres não-vivos seriam: Solo, água, luz, gases atmosféricos, etc.
Assim, tanto seres vivos e quanto elementos não-vivos compõem o ambiente deste lago, e se não interagissem de maneira conjunta, não tornariam o desenvolvimento da natureza e dos ecossistemas algo possível.
Qual é a relação entre os seres vivos e não vivos de um ecossistema?
Todos os componentes de um ecossistema — seja ele vivo ou não — são parte de um mesmo ambiente, e por esse motivo, se co-relacionam e estabelecem um ecossistema.
Como os seres não-vivos pode ajudar seres vivos a sobreviver?
Todos os seres vivos de um ecossistema necessitam dos seres não-vivos para sobreviver.
Os peixes e anfíbios, por exemplo, são seres vivos do reino animal, e necessitam de seres não-vivos, como a água, o solo e a temperatura — em boas condições — para se desenvolverem.
Para entender melhor sobre como os seres não-vivos nos ajudam a sobreviver, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/31702351