Na Idade Média, se considerava que o ser humano podia alcançar a verdade por meio da fé e também por meio da razão. Ao mesmo tempo, o poder religioso (Igreja) e o poder secular (Estado) mantinham relacionamento político tenso e difícil. O filósofo Tomás de Aquino desenvolveu uma concepção destinada a conciliar FÉ e RAZÃO, bem como IGREJA e ESTADO. De acordo com as idéias desse filósofo, (A) o Estado deve subordinar-se à Igreja. (B) a Igreja e o Estado são mutuamente incompatíveis. (C) a Igreja e o Estado devem fundir-se numa só entidade. (D) a Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis. (E) a Igreja deve subordinar-se ao Estado. TEXTO V O homem pensa ter na Cidade a base de toda a sua grandeza e só nela tem a fonte de toda a sua miséria. Vê, Jacinto! Na Cidade perdeu ele a força e beleza harmoniosa do corpo, e se tornou 5 esse ser ressequido e escanifrado ou obeso e afogado em unto, de ossos moles como trapos, de nervos trêmulos como arames, com cangalhas, com chinós, com dentaduras de chumbo, sem sangue, sem fibra, sem viço, torto, 10 corcunda — esse ser em que Deus, espantado, mal pôde reconhecer o seu esbelto e rijo e nobre Adão! Na Cidade findou a sua liberdade moral : cada manhã ela lhe impõe uma necessidade, e cada 15 necessidade o arremessa para uma dependência: pobre e subalterno, a sua vida é um constante solicitar, adular, vergar, rastejar, aturar; rico e superior como um Jacinto, a sociedade logo o enreda em tradições, preceitos, 20 etiquetas, cerimônias, praxes, ritos, serviços mais disciplinares que os de um cárcere ou de um quartel... A sua tranquilidade (bem tão alto que Deus com ela recompensa os santos) onde está, meu Jacinto? 25 Sumida para sempre, nessa batalha desesperada pelo pão ou pela fama, ou pelo poder, ou pelo gozo, ou pela fugidia rodela de ouro! Eça de Queiroz Vocabulário escanifrado - magro, enfraquecido unto - gordura chinós - cabeleira postiça, peruca TEXTO VI Este grafite está estampado ali no Parque dos Patins, um lugar muito frequentado pelo público infantil, na Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio. Veja só. É uma mulher fantasiada, com um fuzil atravessado nas costas, uma metralhadora na mão esquerda e uma pistola na 5 direita. Lá no fundo, dá para ver o morro do Corcovado e o Cristo Redentor. Deve haver quem ache que é arte de rua. A coluna acha um horror. É apenas mais um retrato que emporcalha a paisagem carioca. Com todo respeito. Anselmo Gois.O Globo, 29/06/2010.
Respostas
A alternativa correta é a letra d.
Para Tomás de Aquino, Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis.
O mérito da filosofia de Tomás de Aquino está exatamente em aliar o pensamento lógico e racional às crenças cristãs, onde para Aquino, tais conceitos não se chocam ou se confundem, eles coexistem e são harmônicos, ainda que sejam distintos.
Nesse contexto, a teologia é ciência fundada na revelação divina e a filosofia surge como sua auxiliar. Cabe à filosofia demonstrar a natureza suprema e existência divida em harmonia com a razão.
Sobre a concepção do filósofo Tomás de Aquino destinada a conciliar fé e razão, é correto o que se afirma em: Alternativa D) A Igreja e o Estado são, em certa medida, conciliáveis.
O Estado, de acordo com Tomás de Aquino, é prefigurado na natureza humana e, como a própria natureza é criada por Deus, o Estado é desejado por Deus.
A Igreja tem um fim sobrenatural e, portanto, superior à do Estado. Tomás de Aquino defende o poder indireto da Igreja sobre o Estado: ele deve estar subordinado à Igreja em assuntos de natureza sobrenatural. Isso não implicaria a perda de autonomia em relação à função do Estado.
A função do estado deve ser realizar suas próprias tarefas, mas sempre prestando atenção que a verdadeira felicidade está na vida após a morte. Agora, de acordo com Tomás de Aquino, isso não implica que o homem tenha dois fins: um natural e o outro sobrenatural.
Existe apenas um fim, o sobrenatural, e tanto o Estado como a Igreja devem contribuir para alcançar esse fim.
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