• Matéria: Português
  • Autor: RuthRodriguez5269
  • Perguntado 8 anos atrás

TEXTO VIII Sinha Vitória Sinha Vitória tinha amanhecido nos seus azeites. Fora de propósito, dissera ao marido umas inconveniências a respeito da cama de varas. Fabiano, que não esperava semelhante desatino, apenas grunhira: - “Hum! hum!” E amunhecara, porque realmente mulher é bicho difícil de entender, deitara-se na rede e pegara no sono. Sinha Vitória andara para cima e para baixo, procurando em que desabafar. Como achasse tudo em 5 ordem, queixara-se da vida. E agora vingava-se em Baleia, dando-lhe um pontapé. Avizinhou-se da janela baixa da cozinha, viu os meninos entretidos no barreiro, sujos de lama, fabricando bois de barro, que secavam ao sol, sob o pé-de-turco, e não encontrou motivo para repreendê-los. Pensou de novo na cama de varas e mentalmente xingou Fabiano. Dormiam naquilo, tinha-se acostumado, mas seria mais agradável dormirem numa cama de lastro de couro, como outras pessoas. Fazia mais de um ano que falava nisso ao marido. Fabiano a princípio concordara com ela, mastigara cálculos, tudo errado. Tanto para o couro, tanto para a armação. Bem. Poderiam adquirir o móvel necessário economizando na roupa e no querosene. Sinha Vitória respondera que isso era impossível, porque eles vestiam mal, as crianças andavam nuas, e recolhiam-se todos ao anoitecer. Para bem dizer, não se acendiam candeeiros na casa. RAMOS, Graciliano. Vidas secas. Rio de Janeiro; São Paulo: Record; Martins, 1975. p. 42-43. A partir do texto acima, identifique a alternativa que contém a característica correta em relação à análise da obra de Graciliano Ramos e à sua inclusão na ficção regionalista dos anos 30. (A) Valorização do espaço urbano e das relações de poder. (B) Ênfase em aspectos pitorescos da paisagem nordestina. (C) Utilização de linguagem predominantemente metafórica. (D) Atitude crítica e comprometida frente à realidade social. (E) Opção preferencial por personagens pertencentes à classe dominante.

Respostas

respondido por: carlamst
35
Olá

Para essa questão a alternativa correta é a letra D.

Por mais que durante a narração, não houvesse realmente uma opinião crítica claramente exposta, ao descrever a situação precária e de miséria da família, o autor reprova essa realidade.

Ele encontrou, na narração, na criação e na produção dessa história, uma maneira de denunciar a situação de muitas famílias nordestinas, que não recebiam atenção, mas deveriam ser, de alguma forma, ajudadas e assistidas.

Bom dia! :)
respondido por: gomessd
0

A característica que se encaixa na obra de Graciliano Ramos é o foco na crítica social, utilizando-se dos problemas sociais e sendo comprometido em mostrar a realidade. A alternativa correta é a d).

O livro "Vidas Secas" de Graciliano Ramos

O livro "Vidas Secas" foi escrito por Graciliano Ramos e foi publicado em 1938. É focado em retratar as dificuldades do povo brasileiro e é uma grande crítica social. Ele narra a vida de uma família de retirantes que tenta sobreviver à seca e à falta de recursos financeiros no sertão do nordeste. Seus personagens principais são Fabiano, Sinhá Vitória e a cachorra Baleia, além de seus filhos que são referenciados como menino mais novo e menino mais velho.

Você pode aprender mais sobre Vidas Secas aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/12056617

Espero ter ajudado!

#SPJ3

Anexos:
Perguntas similares