• Matéria: Direito
  • Autor: deyseemanuelle1
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo Kant, por amor à humanidade devemos sempre dizer a verdade. O que você diria a um assassino que procura um amigo seu que, por estar sendo perseguido pela polícia necessita da aj uda dele e só você sabe o paradeiro do amigo? E se esse assassino fosse seu amigo e pedisse para se esconder em sua casa? Você falaria a verdade? Qual a posição defendida por Kant nas duas hipóteses?

Respostas

respondido por: maarigibson
47

Olá, tudo bem?

A filosofia kanteana sobre a moral e liberdade baseia-se em preceitos abstratos, sem mencionar pessoas específicas. Para ele, a coação é uma forma de garantir a liberdade, pois através delas mantém-se a ordem social e o convívio harmônico em sociedade. Por isso, no caso trazido, seria preciso dizer a verdade, pois não se justificaria a mentira só pelo fato da pessoa que praticou o ilícito ser amigo. Como dever de dizer a verdade, não poderia abrigar o amigo em casa e dizer a verdade, pois ele teve conduta nociva socialmente.


Espero ter ajudado!

respondido por: thaynnaba
6

No caso podemos afirmar que a filosofia Kantiana aduz que a verdade é a melhor forma de resolver determinados conflitos morais.

Nesse quesito, não seria possível esconder o amigo dentro da minha casa, tendo em vista que ele causou um dano a sociedade.

Esse dano a sociedade corrompeu um fino tecido moral existente no tecido social o que pode acarretar danos.

Nesse sentido, deveria a pessoa contar a verdade para os entes públicos para que o amigo pudesse ser condenado pelo que fez.

A filosofia de Kant acredita na evolução moral do homem como forma de resolver grande parte dos conflitos existentes.

você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/7202021

espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares