No cenário da República Velha, durante a década de 1910 e anos 20, perdurou uma preocupação com relação à educação no país, mas, por outro lado, ocorreram mudanças na sociedade e na política do Brasil.
Analise as afirmativas e responda o que segue.
1. O analfabetismo era a grande preocupação na área educacional considerado, nas décadas iniciais do século, como um entrave ao desenvolvimento do país.
2. O desenvolvimento do modo de produção capitalista, ainda que incipiente, ocasionou a divisão social do trabalho exigindo cada vez mais especialização de funções, o que levou ao aumento do operariado e à formação de novas camadas sociais.
3. Na década de 1920, manifestou-se o choque de interesses entre a velha oligarquia política, que controlava o poder pela “política do café com leite”, e os representantes das novas camadas urbanas e a baixa oficialidade.do exército, os tenentes, criando um clima de instabilidade social.
4. A principal preocupação do período, na educação, era a criação de universidades, predominando um clima pessimista que impossibilitou a expansão das ideias e propostas relacionadas ao denominado “otimismo pedagógico”.
Assinale a alternativa que registra as afirmativas corretas.
Escolha uma:
a. 1, 2 e 3.
b. 1 e 4.
c. 2 e 4.
d. 1, 3 e 4.
Respostas
respondido por:
16
alternativa a) 1,2 e 3
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás