Respostas
- No epitélio estratificado pavimentoso (da pele, por exemplo), as células possuem formas poliédricas, conferindo um grau de proximidade que desempenha proteção mecânica, bem como evitando a perda de água por desidratação, revestindo o organismo com muita eficácia.
- No tecido muscular, a forma alongada e a estrutura das células contribuem com a capacidade de contração e distensão.
- No tecido conjuntivo sanguíneo, os glóbulos vermelhos do sangue (as hemácias), com forma achatada e região central abaulada (bicôncava), proporcionam melhor transporte de gás oxigênio e distribuição aos diversos tecidos do organismo.
- No tecido nervoso, as numerosas ramificações (dendritos e telodendros) das células nervosas realizam a recepção de estímulos e a transmissão de impulsos nervosos, muitas vezes com grande velocidade.
- O formato do espermatozoide, constituído por uma cabeça, uma peça intermediária e uma cauda, permite sua maior mobilidade. s
Se n me engano é isso
Essa relação desproporcional em decorrência do crescimento incita graves problemas de sustento e trocas gasosas da célula com o meio externo.
Caso uma célula aumente de tamanho 10 vezes o seu volume será mil vezes maior e conseqüentemente a necessidade de suprimento e oxigênio para manter seu equilíbrio estrutural aumentará mil vezes.
Se a superfície cresceu somente cem vezes, automaticamente o seu poder de recolhimento de alimentos e de oxigênio se torna maior somente cem vezes.
A forma e a função da célula
Cada célula possui um modelo de acordo com a sua função, e desse modo forma e função são conferidas por meio dos genes.
A forma recebe influência de diversos fatores externos, como a pressão de outras células que as deixam achatadas. Nos vegetais apresenta a forma angulosa, nos animais as células são desprovidas de parede celular e são mais onduladas.