A definição de integral definida é a seguinte: se é uma função contínua entre , e este intervalo é dividido em várias partes iguais com largura e um número que corresponde ao j-ésimo intervalo, para. Nessas condições, a integral definida de f em [a, b], descrita e a função y=f(x) for contínua no intervalo a-b ela será integrável neste intervalo. Vale salientar que uma integral definida pode assumir valores negativos. O cálculo da integral definida por causa da sua definição é por muitos pesquisadores um cálculo complexo e as vezes é inviável sua aplicação em algumas funções. Para resolver este problema foi criado o Teorema Fundamental do Cálculo. Esse teorema diz que : . Podemos aplicá-lo para determinarmos área de objetos, curvas de gráficos, descobrir valores médios de integrais, etc. Neste contexto, imaginemos a seguinte situação: A temperatura da cidade do Rio de Janeiro, édada pela função: T(t) =, onde o intervalo de tempo considerado para esta função é 0h01min e 23h 59min. Qual seria o procedimento para determinar-mos a temperatura média entre o período da tarde entre 13h e 15h? Descreva o procedimento para resolver este problema bem como o resultado da temperatura.
Respostas
Olá!
Nós sabemos que quando queremos calcular uma média de vários dados, devemos soma-los e depois dividi-los pelo número de dados disponíveis.
Ex: Valores {1,3,9,4,5}
A média é:
Nessa questão não é diferente, o problema que é que só temos a fórmula que corresponde a temperatura em determinado tempo, nós não temos todos os valores da temperatura de 13h até as 15h, mas podemos utilizar a integral para achar a soma das temperaturas nesse intervalo.
Como os minutos são importantes, não vamos considerar o tempo em horas.
13h -> 780 min
15h -> 900 min
Sabendo que a função da temperatura em função do tempo é: , para calcular a soma das temperaturas entre 780 e 900 min basta resolver a seguinte integral:
Agora que já temos a soma, basta dividir pelo tempo total e será achado a temperatura média.