Registre no caderno a alternativa que não se refere ao Humanismo português. a) No Humanismo, a produção literária escrita é formada por crônicas históricas, poesias palacianas, obras pedagógicas e instrutivas, obras do gênero teatral ou dramático e novelas de cavalaria. b) Nesse período de transição entre a Idade Média e o Renascimento, chamado de Humanismo, foram produzidas apenas obras destinadas ao público de origem nobre, com caráter didático e moralista. c) A novela de cavalaria, um gênero ficcional produzido na Idade Média e originário sobretudo na França e da Inglaterra, só apareceu na Península Ibérica mais tarde, e Amadis de Gaula constitui sua expressão mais importante. d) A nomeação de Fernão Lopes para guardador do acervo documental do reino, na torre de Tombo, constitui a marca de uma nova mentalidade, pois ele, em suas crônicas, tem uma visão moderna da historiografia, documentando os fatos com objetividade e analisando suas causas econômicas e psicológicas. e) A mudança da mentalidade que tem fé a explicação para os fatos e os fenômenos (visão antropocêntrica) marcam a transição entre a Idade Média e o Renascimento.
Respostas
respondido por:
57
Alternativa "C". Gêneros ficcionais não tem absolutamente nada aver com humanismo.
respondido por:
45
A alternativa que não se refere ao humanismo é a que diz que a novela de cavalaria, um gênero ficcional produzido na Idade Média e originário sobretudo na França e da Inglaterra, só apareceu na Península Ibérica mais tarde, e Amadis de Gaula constitui sua expressão mais importante
Ou seja; o texto dessa alternativa fala claramente de como surgiu o gênero ficcional novela de cavalaria, sendo que o assunto em voga era o Humanismo, movimento surgido na Europa que preconizava o homem como centro de sua vida, negando a religiosidade exacerbada que a igreja sempre pregou.
Letra C.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás