• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Gente faz uma explicação ótima com o tema TECIDO CARTILAGINOSO E ÓSSEO

Respostas

respondido por: dudamalengo1601
1
O tecido cartilaginoso é um tipo de tecido conjuntivo. Apresenta consistência firme e flexível (fossas nasais, pavilhão auditivo, discos invetebrais, articulações, traquéia, brônquios,etc).
sua função é revestir superfícies articulares, facilitando os movimentos e amortecendo choques mecânicos. Este tecido apresenta o líquido sinovial que lubrifica e nutri a cartilagem das articulações.
O tecido cartilaginoso é rico em fibras colágenas e elasticas. sua substância intercelular é denominada matriz e contém glicídios e glicoproteínas.
Ele apresenta dois tipos de células os Condroblastos que são células jovens que produzem a matriz e os Condrócitos que são células adultas que mantém a matriz e localizam-se em lacunas.
Diferente dos outros tipos de tecidos conjuntivos o tecido cartilaginoso não apresenta vasos sanguíneos e nervos, sendo nutrido pelo pericôndrio(tecido conjuntivo denso não modelado que envolve a cartilagem).

TECIDO ÓSSEO
O tecido ósseo também é um tipo de tecido conjuntivo. Sua função é sustentação (esqueleto), serve de apoio para os músculos e protege os órgãos vitais (sistema nervoso e pulmão).
Formado por células (osteoblastos, osteócitos e osteoclastos) e por material intercelular denominado matriz óssea( parte orgânica e parte inorgânica).
A matriz óssea nos adultos é constituída por 35% de substâncias orgânicas (fibras colágenas e glicoproteínas); 65% de substâncias inorgânicas, a mais abundante é o fosfato de cálcio na forma de cristal que recebe o nome de Hidroxiapatita.
As células do tecido ósseo recebem as seguintes funções:
Osteoblastos: células jovens, responsáveis pela produção da parte orgânica da Matriz.
Osteócitos: células adultas que mantém a matriz.
Osteoclastos: células grandes e multinucleadas, secretam ácidos e enzimas (colagenase) que "destroem" o tecido ósseo. Estão relacionados com o processo de reabsorção da matriz e de regeneração do tecido após ocorrência de faturas.
Perguntas similares