A Abordagem Contingencial das organizações surgiu da tentativa de aplicação dos principais conceitos das teorias da administração. Por meio das análises resultantes de tais tentativas de aplicação das práticas existentes, percebeu-se que existiam em cada ambiente organizacional, características que levavam a resultados diferentes.
Tendo por base o que foi estudado sobre a Teoria Contingencial, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Nas pesquisas realizadas sobre a abordagem contingencial, percebeu-se que os resultados das organizações eram diferentes porque as situações eram iguais.
II. A teoria da contingência vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
III. A abordagem contingencial se pauta na percepção de que alguns elementos são absolutos nas organizações, por exemplo, a área financeira.
IV. Os teóricos contingenciais defendem a ideia de que não existe um modo ideal de estruturar as organizações, a estrutura deveria variar de acordo com determinadas condições tecnológicas..
V. Uma das críticas à teoria contingencial é a de que as organizações falham na ênfase das consequências não previstas da mudança planejada.
As afirmações I, II, III, IV e V são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
F-F-F-V-V.
Alternativa 2:
F-V-F-V-V.
Alternativa 3:
V-V-V-F-V.
Alternativa 4:
V-F-V-F-V.
Alternativa 5:
F-F-V-F-F.
Respostas
Deixarei as mesmas considerações para você.
Sem delongas, vamos direto para a resolução da questão.
Abaixo, segue a análise de cada item.
I) Nas pesquisas realizadas sobre a abordagem contingencial, percebeu-se que os resultados das organizações eram diferentes porque as situações eram iguais.
ERRADO. No contexto da Teoria Contingencial, cada organização é tratada como um sistema aberto (que diferencia cada uma).
II) A teoria da contingência vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
CORRETO. A ideia desta teoria é resolver uma situação de acordo com a necessidade do momento.
III) A abordagem contingencial se pauta na percepção de que somente alguns elementos são absolutos nas organizações, por exemplo, a área financeira.
ERRADO. Como a organização é tratada como um sistema aberto, pode sofrer influências externas, por exemplo.
IV) Os teóricos contingenciais defendem a ideia de que não existe um modo ideal de estruturar as organizações, a estrutura deveria variar de acordo com determinadas condições tecnológicas.
ERRADO. As organizações sofrem com as interferências do ambiente, a todo o momento. Portanto, estamos falando de condições específicas.
V) Uma das críticas à teoria contingencial é a de que as organizações falham na ênfase das consequências não previstas da mudança planejada.
CORRETO. Vide o item II.
Espero ter contribuído.
Resposta:
F-V-F-V-V
Explicação:
l o resultado era diferente porque o contexto era diferente.
ll A teoria da continência é um desenvolvimento da teoria de sistemas e, nas palavras de Silva(2008, p.332) vai a um estágio posterior no relacionamento com o ambiente e outras variáveis para estruturas específicas de organização.
lll A teoria da contingência enfatiza que não há nada absoluto nas organizações.
lV. Os teóricos precursores da Teoria da Contingência, conforme Silva (2008, p. 333), concordam que não existe um único modo melhor de estruturar as organizações, que a estrutura deveria variar de acordo com determinadas condições tecnológicas .
V Mudança planejada: as organizações falham na ênfase das consequências não previstas da mudança planejada.
Espero ter ajudado.