Até 1913 , cada cidade do Brasil tinha sua hora local . Hoje em dia , os viajantes acertam o relógio apenas quando a variação de tempo é igual a 1,0 h ( o que corresponde a um fuso horário ) . Que distância , em média , uma pessoa deve percorrer , em graus de longitude , para passar de um fuso horário a outro e ter que acertar o relógio ? ( Sugestão : a terra gira 360° em aproximadamente 24 h.)
Respostas
Consegui resolver essa questão com regra de três, da seguinte forma:
A terra ela gira por completo no decorrer de 24 horas.
Com isso temos que em 1 hora ela ira girar 15 graus.
360º= 24hrs
X= 1Hr
faz a multiplicação cruzada, e obtemos o seguinte:
360*1=24*X
Seguindo:
=X
Resultado Final:
15 Graus
A distância que uma pessoa deve percorrer em graus de longitude para passar de um fuso horário a outro e ter que acertar o relógio são em média múltiplos de 15°, dentro de zonas horárias.
Zonas horárias
Até 1913, cada cidade do Brasil tinha sua hora local. Hoje em dia os viajantes acertam o relógio apenas quando a variação de tempo é igual a 1 hora, correspondente a um fuso horário.
A referência para fusos horários é o meridiano de Greenwich, servindo tanto para estabelecer os fusos horários como para calcular as distâncias em longitude, cortando o globo terrestre em dois hemisférios: ocidental e oriental.
O meridiano foi escolhido em um acordo internacional realizado em 1884 e possuía outros concorrentes para meridiano principal:
- Espanha, com o meridiano de Cádis;
- França, com o meridiano de Paris; e
- Portugal, com o meridiano de Coimbra.
Os fusos são definidos de acordo com o UTC (Tempo Universal Coordenado), tendo Greenwich como referência por possuir o meridiano 0°.
Em cálculos com fusos horários, deve-se observar a direção (leste ou oeste), que acrescentará horas a leste (+) e diminuirá as horas para oeste (-).
Para mais informações sobre fusos horários, acesse:
brainly.com.br/tarefa/360208