• Matéria: Biologia
  • Autor: GabyCampos7849
  • Perguntado 8 anos atrás

A ureia é um produto residual de decomposição de proteínas do organismo. À medida em que a água é reabsorvida, são deixadas "para trás " substâncias não reabsorvidas como a ureia. Em um exame de sangue, João Pedro apresentou valores duas vezes maiores do que os valores normais de ureia comumente encontrados em pacientes. O que representa este tipo de alteração nos valores plasmáticos de João Pedro?

Respostas

respondido por: Barbara4444
51
Insuficiência renal grave 
respondido por: marigiorgiani
11

Este tipo de alteração nos valores plasmáticos de João Pedro representa que ele está com alguma doença que o leva à insuficiência renal. Como a ureia não deveria ser reabsorvida nos túbulos distais mas está sendo, entende-se que há uma falha nos néfrons, que são as unidades funcionais do rim.

A formação da urina ocorre nos rins. O sangue chega a esses órgãos por meio das artérias renais, e passa pelos glomérulos, onde será filtrado. Em seguida passará pelos néfrons, que são as unidades formadoras de urina, onde ocorrerá a reabsorção e a secreção de compostos iônicos e moleculares. Quando está formada, ela segue pelos ureteres até a bexiga, onde ficará armazenada até ser liberada via uretra.

Qualquer problema de saúde que impacte nesse processo causará alterações bioquímicas tanto no sangue quanto na urina.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/7598839

Anexos:
Perguntas similares