• Matéria: Biologia
  • Autor: unknownthomaz
  • Perguntado 8 anos atrás

Em 1991, oito pessoas e 3 800 espécies de plantas e animais foram trancados dentro de uma redoma de 12 600 metros quadrados, no Arizona, Estados Unidos. Objetivo: criar o modelo de uma colônia humana autossuficiente, capaz de sobreviver em outros planetas. Deu tudo errado... Em pleno deserto, perto de Tucson (EUA), a Biosfera 2 foi construída como uma réplica da Biosfera 1, ou seja, o planeta Terra, com cinco de seus ecossistemas em miniatura: deserto, oceano, floresta tropical, savana e pântano. Para habitá-la foi escolhida uma equipe que viveria isolada do mundo durante dois anos. Comeriam o que plantassem. Reciclariam a água, os dejetos e até o ar. Nada entraria e nada sairia. O isolamento era a base do ideal de auto sustentação que seria transplantado para Marte, se desse certo. O mundo inteiro foi informado da experiência com estardalhaço. A revista Discover comparou-a, simplesmente, à conquista da Lua. Era um grande acontecimento. Mas só na teoria. Por trás do marketing e da publicidade de um investimento de 150 milhões de dólares em experiência científica, tudo deu errado. E, para esconder os fracassos, vieram as fraudes. De saída, a concentração de gás carbônico na atmosfera fechada tornou-se tão alta que foi preciso removê-lo. Só que isso foi feito clandestinamente, sem contar para ninguém. Além disso, por baixo do pano, injetaram ar fresco na redoma. Depois, falharam as colheitas. Houve fome. Uma tripulante que saiu para tratamento médico voltou trazendo contrabando: a bolsa cheia de comida. No final dos dois anos, a tripulação deixou a redoma, magra, pálida, faminta e desacreditada. Depois do fracasso se percebeu que a Biosfera 2 não é de modo algum análoga à Terra. É um meio sintético de um monte de coisas: concreto, vidro, aço e plantas em grandes caixas. Adaptado de: http://super.abril.com.br/ideias/biosfera-2-ascensao-e-queda-de-uma-utopia-verde/ para fins acadêmicos. Assinale a opção que melhor descreve o porquê do fracasso da Biosfera 2: A A biosfera caracteriza-se por ser uma estrutura muito complexa. A sua composição é resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica que ocorre na biosfera há milhares de anos. Esta complexidade dificulta sua reprodução em modelos reduzidos. B Na biosfera estão incluídos a superfície da Terra, rios, lagos, mares e oceanos, e parte da atmosfera e estes elementos não foram acrescentados na Biosfera 2. C A biosfera pode ser dividida em três regiões físicas distintas, a Litosfera - camada superficial sólida da Terra; a Hidrosfera, representada pelo ambiente líquido: rios, lagos e oceanos; e a Atmosfera, camada gasosa que circunda toda a superfície da Terra. A Biosfera 2 não continha a Hidrosfera. D A qualidade da biosfera sofre alterações devido a atividades humanas. Não houve alterações por conta das atividades humanas na Biosfera 2.

Respostas

respondido por: kacauchan
31
Olá!!

A resposta correta é a de letra a) A biosfera caracteriza-se por ser uma estrutura muito complexa. A sua composição é resultado de fenômenos físicos associados à própria atividade biológica que ocorre na biosfera há milhares de anos. Esta complexidade dificulta sua reprodução em modelos reduzidos.


Bom, o texto está falando sobre um experimento que ocorreu nos Estados Unidos onde um grupo de cientistas tentaram criar um Ambiente Artificial que acabou dando errado, por vários motivos.

Até um dos cientistas responsáveis disse "...é extremamente difícil brinca de Deus...". Um dos principais motivos para dar errado foi que os cientistas tinham que tomar conta das necessidades básicas o que acabava atrapalhando nos estudos.

Outro grande fator problemático foi a composição do ar, sabemos que na nossa Terra o oxigênio possui uma taxa de 21% porém na Biosfera 2 esse valor chegava a apenas 14%. Tornando assim o ar bastante rarefeito por consequência atividades simples cansavam mais e até para respirar era um processo um pouco mais doloroso.


Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Perguntas similares